Ainda faltam quatro meses para o Campeonato Mundial no
Brasil, mas o plano logístico já está totalmente definido para receber
competidores do mundo todo. Os últimos detalhes foram definidos em reunião no
Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no último dia 5 de agosto.
Criada pelo time do Speed Park, sede da competição e
organizador do evento, toda a operação logística já havia sido apresentada às
equipes na Europa, durante etapa do Campeonato Europeu realizada em Sarno, na
Itália.
Além das inúmeras tarefas necessárias para transportar os
equipamentos da Itália para o Brasil, fazem parte do plano questões como
importação temporária, desembarque especializado, liberação alfandegária, entre
outras. Isso sem contar o compromisso da organização, que inclui mandar tudo de
volta para a Europa.
Dada a complexidade da operação, no encontro de trabalho com
a equipe do Speed Park participaram representantes das gerências Comercial e Operações
de Carga do aeroporto, Receita Federal do Brasil, Royal Cargo (agente de
cargas) e Rio Port (despachante aduaneiro). Vale ressaltar que a equipe
logística conta com a empresa Aprile Spa, correspondente europeu que fará todas
as tratativas na origem.
Para os pilotos de equipes europeias, a logística
internacional será tratada diretamente pelo Speed Park. Para tanto, todo o
material precisa ser entregue no depósito em Milão até 20 de outubro próximo.
A Receita Federal do Brasil foi representada pelo delegado
Fabiano Coelho e o delegado adjunto Camilo Cremonez. Pela equipe de cargas do
Aeroporto Internacional de Viracopos, estiveram Marina Giffu e Ricardo Luize. A
modalidade de importação definida é denominada Ata Carnet, mais eficiente e
rápida para a liberação alfandegária de cargas de importação temporária.
Formado por Speed Park, Royal Cargo, Rio Port, Aprile Spa,
Aeroporto Internacional de Viracopos e a Receita Federal, um grupo de trabalho
passa a atuar no sentido de detalhar e executar a operação, assim como eliminar
intercorrências que possas representar atrasos.