O sol forte e o calor deram lugar à chuva neste domingo e, numa corrida bastante agitada, Pedro Piquet mostrou todo o talento de bicampeão da Fórmula 3 Brasil, conquistando seus primeiros seis pontos na FIA F3 Europe ao terminar em sétimo lugar na terceira prova da rodada de Hungaroring.
Mesmo largando de 14º, Piquet mostrou arrojo ao ultrapassar os adversários, habilidade para controlar o carro numa pista bastante molhada, e perícia para escapar das confusões à sua frente para escalar o pelotão. Após a largada atrás do safety-car, o piloto patrocinado pela Petrobras começou sua grande atuação e aos poucos se aproximou do top10.
Depois de uma batida entre os líderes Maximilian Gunther e George Russell, o safety-car voltou à pista e Piquet já passou em sétimo lugar. O ponto alto da prova do piloto da Van Amersfoort Racing viria após a relargada: na décima volta, ele partiu para cima do companheiro de equipe Callum Ilott e levou a melhor numa acirrada briga roda a roda por quase meia volta.
Duas passagens depois, a disputa continuou e Ilott deu o troco, com o brasiliense de 17 anos garantindo nos minutos finais um importante sétimo lugar até a bandeirada, mesmo com a pouca quilometragem em corridas na chuva.
Os primeiros pontos de Pedro na FIA F3 Europe reforçam a tradição de sucesso da família Piquet em Hungaroring. Seu pai venceu as duas primeiras corridas de F1 na Hungria, a primeira em 1986 após superar Ayrton Senna na maior ultrapassagem da história. Irmão de Pedro, Nelsinho brilhou na pista em 2006 na GP2, com pole, vitória e melhor volta na primeira prova e, depois de largar em oitavo pelo grid invertido, vitória e melhor volta na segunda prova.
Com apoio da Mercedes e da Autotrac, Pedro Piquet agora mira o próximo desafio, nas ruas de Pau, na França, dentro de três semanas. Pedro jamais andou com um monoposto numa pista de rua - sua única experiência foi com um carro de turismo na Mercedes Cup, em Salvador há dois anos.