Foi encerrada na tarde deste domingo a sexta rodada do Britânico de F-3 com as corridas válidas pela 16ª, 17ª e 18ª etapas da competição. As provas, disputadas no Autódromo de Paul Ricard, no sul da França, marcaram o início da segunda fase do Campeonato.
Após chegar a esta rodada ocupando de forma isolada a vice-liderança do Campeonato o piloto brasileiro Lucas Foresti (RADIEX) tinha como principal objetivo diminuir a sua diferença para a primeira colocação e, deste modo, dar início à uma reação na busca pelo título da temporada.
Porém, vários problemas se acumularam com o piloto da equipe Fortec Motorsport no decorrer do final de semana o que, efetivamente, não lhe permitiram cumprir seu objetivo. Com problemas no ajuste do carro desde os treinos livres, Lucas e sua equipe de trabalho batalharam a todo instante em busca de conseguir um conjunto mais veloz e competitivo para as três corridas. Fora isso, uma batida na terceira prova, acabaram por encerrar um final de semana muito difícil para Foresti.
Após conquistar a décima marca na tomada de tempos Lucas conquistou o direito de largar na quinta fila para as corridas um e três. Na prova um, realizada na tarde de sábado, o brasiliense teve uma excelente largada e não demorou para chegar à quarta posição, mas, na disputa pela terceira posição, acabou sendo “escorado” por um concorrente e caiu para nono lugar, posição em que terminou a prova.
A corrida dois foi marcada por um erro da direção de provas no acionamento das luzes de largada o que fez com que a corrida fosse reduzida para apenas seis voltas. Com um novo “setup” para o carro Foresti conseguiu uma boa largada novamente e partiu para o ataque. Porém, como a pista apresentava grande dificuldade de ultrapassagem, ele, Jack Harvey e o compatriota Pietro Fantin fizeram a disputa mais empolgante da corrida. Se atacando o tempo todo os três acabaram a prova na sexta, sétima e oitava posições. Foresti ficou com o sétimo lugar.
Na última e mais longa corrida da rodada a expectativa de Lucas era muito boa. Segundo ele, nas voltas que se pode dar antes do alinhamento do grid de largada, ele sentiu que tinha o melhor “setup” do final de semana e, certamente, estaria muito competitivo. Mas, a sua animação durou pouco tempo. Autorizada a largada o piloto já tinha em mente partir para cima dos concorrentes, mas, ainda na curva um, ao tentar desviar de um acidente, acabou recebendo um batida em cheio na traseira de seu carro. Com o aerofólio traseiro quebrado o piloto não teve muito o que fazer. Ainda permaneceu na pista por algumas voltas, mas, sem conseguir um bom desempenho, abandonou a corrida com 11 voltas completadas.
“Infelizmente não conseguimos um final de semana produtivo aqui na França. Nossos mecânicos foram incansáveis na busca de um bom acerto e eu tive, desde os treinos livres, um carro diferente a cada vez que eu ia para a pista. Tentamos de tudo, mas, infelizmente neste final de semana não foi possível buscar a vitória. Quero agradecer ao empenho da equipe Fortec e da Mercedes-Benz e, tenho certeza, estaremos novamente competitivos na próxima rodada”, declarou o representante da RADIEX.