publicidade
31/03/2015 14:58

Lucas Villela subiu no pódio em Tarumã na abertura da Sprint Race

Fonte: Motorbiz


Foto: André Kotoman

Lucas Villela


O sorocabano Lucas Villela (17) realizou neste final de semana, no Autódromo de Tarumã (RS), sua primeira corrida pela Sprint Race, categoria que atualmente é considerada o primeiro passo para os pilotos que almejam chegar à Stock Car Brasil.

Villela iniciou a carreira no kartismo e no final de 2013 fez as primeiras provas no automobilismo pela Fórmula Júnior, categoria em que foi Vice-Campeão da Novatos em 2014. Neste ano transferiu-se para os carros da modalidade Turismo - carros fechados - visando à profissionalização na Stock Car em alguns anos. “O caminho pelos carros de Fórmula até a profissionalização é mais longo e caro, é preciso sair do país para correr nas principais categorias de acesso e isso está fora do alcance da maioria dos pilotos. Então resolvemos seguir aqui no Brasil traçando nosso plano para a Stock Car”, afirmou.

Na Sprint Race, Villela compete em dupla com o catarinense Juninho Berlanda. Os pilotos dividem a pilotagem do carro #10 durante os finais de semana de corridas, cada um realizando uma sessão de treinos livres, uma sessão classificatória e uma das corridas da rodada dupla.

Villela foi à pista no primeiro treino para conhecer melhor o equipamento, já que o circuito de Tarumã já era conhecido do piloto desde os tempos de Fórmula Jr. A adaptação foi rápida, e no treino classificatório o sorocabano marcou a terceira melhor passagem, atrás apenas de Gustavo Martins, campeão da categoria em 2012, e Billy Zonta, também experiente em carros de turismo.

Na primeira corrida da etapa, realizada nas primeiras horas da manhã de domingo (29), Villela não se intimidou com a maior experiência dos adversários e partiu para a briga direta pela liderança. Após a largada assumiu a segunda posição, pressionando o líder. Na quarta volta, entretanto, uma das travas do capô soltou-se e este levantou parcialmente, tirando quase totalmente a visão do piloto. Mesmo assim Villela manteve um ritmo forte, chegou a liderar a corrida, mas não teve como segurar a ponta e perdeu posições, terminando em terceiro.

Apesar do problema que tive achei a estreia muito boa. Consegui liderar a corrida e tive disputas muito boas com pilotos bem mais experientes, o que mostra que estou competitivo e brigaremos por vitórias ao longo da temporada”, comemorou.

Berlanda, companheiro de pilotagem de Villela, não teve a mesma sorte. Um acidente na tomada de tempos deixou-o apenas na 13ª colocação do grid de largada da segunda bateria, em que terminou em 9º após boa prova de recuperação. Com os resultados, a dupla ocupa a quinta colocação na tabela de pontuação.

Vamos para cima em Curitiba. Já estaremos mais habituados ao carro e certamente melhoraremos nosso desempenho”, finalizou Villela, referindo-se à segunda etapa do campeonato, que será realizada nos dias 18 e 19 de abril no circuito curitibano.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!