A NASCAR Brasil Sprint Race está repleta de novidades para o
calendário 2023, que contará com oito etapas e 18 corridas em seis diferentes
circuitos brasileiros. O primeiro encontro será no dia 19 de março e o
encerramento em 19 de novembro, ambos no Autódromo Internacional Ayrton Senna,
em Goiânia.
Confira abaixo as principais novidades e como será disputado
o campeonato da categoria:
Premiação aos pilotos – Ao todo, R$ 500 mil serão
distribuídos aos 10 melhores colocados em cada corrida e estes formarão uma
bolsa de valores para serem premiados ao final da temporada, após as 14
corridas (12 do campeonato brasileiro e 2 do Special Edition). Além disso, os três
campeões (um por divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR
Awards, nos Estados Unidos, a cada temporada.
Descartes – Na soma total de pontos, será considerado apenas
um descarte no torneio Special Edition e um no campeonato Brasil, que englobam
a tabela Overall.
Divisões - A classificação dos pilotos segue da seguinte
maneira:
– PRO: para pilotos profissionais;
– PROAM: para piloto ou duplas com carteira PGC-B, com
experiência ou título no kartismo nacional e na Sprint Race (GP ou AM), entre
outros;
– AM: para pilotos de 27 anos ou mais e pilotos convidados
pelo promotor.
O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos
estreantes) também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em
vez de juntar todos numa única tabela.
Regras NASCAR -
Algumas das regras americanas presentes nas pistas brasileiras. São elas:
– Fila indiana dupla: tanto as largadas das provas, como as
relargadas após o Safety Car, serão realizadas neste formato e em movimento;
– “Lucky Dog”: procedimento que possibilita ao primeiro dos
pilotos com uma volta de desvantagem a ficar na mesma volta do líder, aplicado
uma vez por corrida quando acionado o Safety Car. Na manobra, quando autorizado
pelo diretor de prova, o piloto beneficiado, deverá se posicionar atrás dos
demais competidores que esteja na mesma do primeiro colocado, ficando em último
nesta fila;
– Não finalizar em Safety Car: haverá autonomia ao diretor
de prova para estender a corrida em uma ou duas voltas nas provas, previstas
para terem duração de 25 minutos mais uma volta.
Intercâmbios - A troca de conhecimento entre brasileiros e americanos
é outro destaque nas mudanças do Campeonato. Jovens de 16 a 22 anos serão
selecionados para participar o programa “Drive for Development” da NASCAR
Academy Internacional Driver. A super seletiva pode premiar o vencedor com uma
temporada completa em uma das categorias de base da NASCAR Internacional. A
primeira visita, parte deste programa com um grupo de jovens pilotos da NASCAR
Brasil, aconteceu nos dias 15 a 22 de fevereiro nos Estados Unidos, juntamente
com a programação do Daytona 500, além da oportunidade única de testarem um
carro da NASCAR no lendário circuito de NEW SMYRNA na Florida.
Haverá troca de experiência comercial, na área de marketing,
técnica e desportiva entre as equipes brasileiras e times americanos. Essa
possibilidade também será estendida aos patrocinadores dos pilotos para
participarem de eventos da própria NASCAR, nos Estados Unidos.
Dentro destes planos, três pilotos da NASCAR Brasil serão
selecionados para participar do E-NASCAR Internacional, o campeonato oficial de
E-Sports da categoria. Na primeira experiência, o piloto Arthur Gama disputou
uma das etapas no mês de dezembro representando o Brasil na prova virtual.
Provas diferenciadas - Para as atrações da temporada, o
destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de
três anos, no qual prevê a participação de um dos competidores da NASCAR
americana para compor o grid junto com os demais titulares em 2023.
Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma
década de Sprint Race, estarão presentes neste calendário. Entre elas, a
“#SuperPole” (Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco
pilotos mais rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a
tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel
externo do Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; além da decisiva
“#MatchPoint”, com 75 pontos em jogo num único fim de semana.
Transmissões - A BandSports exibirá todas as emoções da
NASCAR Brasil, que transmitirá, ao vivo, a última corrida de cada etapa, junto
com os momentos da Corrida 1 do fim de semana.. As corridas também terão
transmissão ao vivo via streaming no Youtube, nos canais da @NASCARBrasil,
@MotorsportBrasil, Portal Hight Speed e Parc Fermé (Itália). Além disso, haverá
cobertura dos bastidores nas plataformas digitais da competição.
A NASCAR Brasil Sprint Race é conta com apoio da Pirelli,
Frum, e fornecedores oficiais Militec1, Embreagex, Nano4you, Tecpads, Sparco,
Real Radiadores, Zanoello e Graxa.