Representantes da NASCAR americana, liderados por seu
vice-presidente de relações internacionais, Chad Seigler; da Sprint Race, com seu
presidente Thiago Marques; e o presidente da Mais Brasil Esportes, Carlos Col,
se reuniram na noite desta quarta-feira (16) para anunciar uma parceria firmada
na sede da corporação em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Com
esta iniciativa, a partir de 2023 a categoria brasileira e passará a se chamar
NASCAR Brasil – Sprint Race.
O lançamento foi realizado no Roof Top 033 – Teatro
Santander, contando ainda com a presença dos executivos da NASCAR, Jimmy Small,
diretor sênior de operações comerciais internacionais, e Chelsea Saunders,
diretora sênior de operações e estratégia de negócios internacionais, e de Giovanni
Guerra, presidente da CBA, além de pilotos, patrocinadores, parceiros e
imprensa.
“O cenário do automobilismo brasileiro é de evolução e
merecedor de uma grande conquista como esta. Tenho certeza de que esta
possibilidade de desenvolver a NASCAR no Brasil, trazendo alguns dos conceitos
americanos, é uma oportunidade sem precedentes. E isso não é uma conquista só
nossa e sim de todo o automobilismo nacional”, avalia Thiago Marques.
Marques ressalta que a parceria com a categoria americana
pode elevar o desenvolvimento tecnológico do esporte a motor no Brasil. “O
envolvimento que eles terão com a categoria gerará melhorias que todos nós
estamos procurando para nosso automobilismo. Sem dúvida, é motivo de muito
orgulho e muita satisfação”, declara.
NASCAR Brasil Sprint Race se junta a NASCAR Mexico, NASCAR
Pinty e a NASCAR Whelen Euro como a quarta presença internacional sob a bandeira
da NASCAR. Em 2023, a NASCAR estará presente em 12 países diferentes em três
continentes.
“O Brasil é um país vibrante, com uma riqueza cultural e
histórica em esportes a motor e, portanto, um local perfeito para nossa
primeira competição na América Latina”, afirma Chad Seigler,
Vice-Presidente Internacional da NASCAR. “NASCAR Brasil Sprint Race vai
mostrar o verdadeiro show que é a disputa lado a lado que define tão bem a
NASCAR, dando aos fãs brasileiros a sensação de fazer parte deste evento. É a
nossa expectativa e desejo que esta competição abra novos caminhos para que os
melhores pilotos, mecânicos, engenheiros, enfim, toda a comunidade envolvida
possa almejar participar da prestigiosa competição da NASCAR nos Estados
Unidos”, completou.
PRINCIPAIS NOVIDADES
Premiação – Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos ao longo da temporada aos
melhores colocados de cada corrida. Além disso, os três campeões (um por
divisão) serão laureados na cerimônia de premiação da NASCAR Awards nos Estados
Unidos a cada temporada.
Regras americanas – Algumas práticas da NASCAR estão em
estudo para serem adotadas nas disputas brasileiras. Entre elas:
- relargada em fila dupla;
- inserção de “Lucky Dog” – passe livre ao carro que tem uma volta a menos
recuperá-la;
- autonomia ao Diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa
com safety car em pista.
Intercâmbio – Dentre os melhores “rookies” (jovens pilotos e
estreantes) alguns competidores serão selecionados para participar do programa
“Drive Development” da NASCAR Academy Internacional Driver, a superseletiva que
premia o vencedor com uma temporada completa em uma das categorias de base da
NASCAR americana.
Experiência – Também haverá troca de experiência comercial,
de marketing, técnica e desportiva entre as equipes brasileiras da NASCAR
Brasil e os times americanos. Também há um plano de convite à patrocinadores de
pilotos para assistirem eventos da NASCAR nos Estados Unidos.
Para os pilotos inscritos e confirmados para a etapa 2023,
haverá convites para a visitar a icônica prova “Daytona 500”, que será
disputada em fevereiro próximo.
Game – Um dos pilotos da NASCAR Brasil pode ser selecionado
para correr no E-NASCAR Internacional, o campeonato do jogo oficial da
categoria.
ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO
Divisões de classes e sistema de pontuação – A classificação dos pilotos
permanece a mesma – PRO para pilotos profissionais, PROAM para jovens pilotos
com até 28 anos e pilotos experientes não profissionais, e AM pilotos acima de
28 anos. “O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ também serão
segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar todos numa
única tabela”, aponta Thiago Marques.
Calendário – O campeonato da categoria dará a largada em sua
12ª edição entre os dias 25 e 26 de março, no Autódromo de Santa Cruz do Sul,
na região central do Rio Grande do Sul. O calendário prevê oito etapas, com
duas corridas em cada, em sete diferentes circuitos brasileiros, o que é sempre
uma atração à parte, diversificado e eclético.
Das atrações da próxima temporada, o destaque fica com a
“#GuestRace” que volta ao calendário da categoria depois de três anos e que prevê
a participação de um dos competidores da NASCAR americana para compor o grid
junto com os demais titulares em 2023.
Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma
década de Sprint Race estarão presentes na NASCAR Brasil, entre elas, a Super Pole
(Q2), sistema de qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais
rápidos, os quais têm somente uma volta independente; a Inverse Race, com grid
invertido para os oito primeiros; a tradicionalíssima Night Challenge, corrida
noturna; a corrida “oval”, no anel externo do Autódromo Ayrton Senna, em
Goiânia; a Set Up Free, na qual os pilotos têm liberdade para realizar o acerto
do seu carro; além da decisiva MatchPoint.
Confira os locais e datas (*) da NASCAR Brasil - Sprint Race
2023:
Etapa 1 – 26 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 30 de abril – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 3 – 04 de junho – Londrina (PR)
Etapa 4 – 02 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 5 – 06 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 6 – 17 de setembro – Velocitta (SP) / Goiânia (GO)
Etapa 7 – 15 de outubro – Tarumã, Viamão(RS)
Etapa 8 – 19 de novembro – Goiânia (GO)
(* calendário sujeito a alterações)
Transmissões e exibições – As emoções da NASCAR Brasil –
Sprint Race serão transmitidas ao vivo, via streaming, nos perfis de suas redes
sociais e canais das plataformas de vídeo da competição, pelas quais haverá
ampla cobertura dos bastidores, e, no Youtube, no canal da @MotorsportBrasil. O
canal de TV por assinatura BandSports transmitirá ao vivo, junto com um
compacto dos melhores momentos, a última corrida de cada etapa.