publicidade
23/12/2013 07:41

Salas e Di Mauro garantem título da Sprint Race em seu ano de estreia na categoria

Fonte: Motorbiz


Foto: Kid Azevedo

A dupla subiu no carro para a comemoração


A dupla paulista Guilherme Salas e Gaetano Di Mauro confirmou o favoritismo e foi campeã da Sprint Race, categoria de carros de turismo que completa dois anos de existência.

Estreantes na categoria em 2013, os pilotos iniciaram o ano com vitória na prova de abertura realizada em Tarumã, em abril. Desde então foram mais quatro vitórias, dois segundos lugares e mais cinco pódios, campanha que somou 277 pontos contra 269 do paranaense Guilherme Sperafico, o vice-campeão.

Aos 19 anos, o jundiaiense Guilherme Salas é kartista há 12. No currículo estão cinco títulos paulistas, um vice-campeonato brasileiro e outros quatro títulos do Super Kart Brasil, além da quarta colocação na Fórmula Futuro em 2011, única experiência do piloto em carros de corrida antes da Sprint Race. Em 2013 competiu em duas etapas do Campeonato Brasileiro de Turismo, categoria de acesso à Stock Car, onde quer se estabelecer no próximo ano.

Di Mauro tem quase o mesmo tempo como kartista, 11 anos, é bicampeão brasileiro da categoria Shifter, campeão da Rotax e da 500 Milhas. Atualmente com 16 anos, o paulista estreou em carros de corrida este ano, competindo - e vencendo - uma etapa do Campeonato Paulista de Marcas e Pilotos. Em 2013 fez provas pela Fórmula 3 Sul-americana, mas concentrou os esforços na Sprint Race em busca do primeiro título no automobilismo.

Como foi a etapa de São Paulo
A dupla chegou à última etapa da temporada com uma confortável vantagem de 39 pontos sobre o então vice-líder, o gaúcho Gustavo Martins. Entretanto, a pontuação dobrada na última rodada dupla do ano colocava 100 pontos em jogo pelas vitórias nas duas baterias.

Largando da segunda posição no grid, Di Mauro correu a primeira bateria com problemas na suspensão traseira e nos freios. “A traseira do carro queria ‘escapar’ a todo momento”, disse após a prova. Mesmo com problemas, Di Mauro travou intensa batalha com Daniel Kaefer e Gustavo Martins pela terceira posição, após perder a segunda para Pedro Bianchini. O paulista terminou em quarto, deixando para o companheiro Guilherme Salas a tarefa de completar a segunda bateria entre os cinco primeiros para serem campeões.

Com os problemas no carro aparentemente resolvidos, Salas largou da pole-position na bateria final, e logo abriu grande vantagem para o segundo colocado. Mais da metade das 13 voltas da prova já haviam sido completadas e tudo parecia rumar para uma vitória do jundiaiense quando o problema nos freios voltou. “Perdi os freios quase totalmente ao final da reta dos boxes. Tive que diminuir muito o ritmo para não sair da pista e a pilotagem se tornou muito difícil”, contou Salas.

A diferença para o pelotão que vinha atrás, onde estavam dois outros candidatos ao título, Guilherme Sperafico e Gustavo Martins, desapareceu em apenas uma volta. Na seguinte, Salas foi ultrapassado pelos dois e por Daniel Kaefer, mas a grande vantagem construída em relação ao quinto colocado ainda lhe garantia o título. No final, Martins teve problemas e Salas terminou em terceiro.

“Estou muito feliz com o título na Sprint Race. Foi um ano onde tivemos muitos altos e baixos, mas lutamos até o final e chegamos a essa conquista. É meu primeiro título no automobilismo e tenho certeza que ajudará em minha carreira”, afirmou Salas.

“Foi um ano sensacional para mim. Tive a oportunidade de, no meu ano de estreia, pilotar diversos carros e sempre com boas atuações. O título da Sprint Race só veio a coroar esse trabalho, e agora a meta é continuar isso tudo em 2014”, concluiu Di Mauro.

Veja a pontuação final do campeonato:
1º. Gaetano Di Mauro/Guilherme Salas - 277 pontos
2º. Guilherme Sperafico - 269 pontos
3º. Marco Garcia - 231 pontos
4º. Gustavo Martins - 206 pontos
5º. Daniel Kaefer - 202 pontos
6º. Kau Machado - 198 pontos
7º. Caito Vianna - 178 pontos
8º. Daniel Daroz - 170 pontos
9º. Pedro Bianchini - 140 pontos
10º. Marcelo Rodriguez - 100 pontos
11º. Eduardo Serratto - 92 pontos
12º. Gustavo Frigotto - 88 pontos
13º. Elias Azevedo - 71 pontos
14º. Dato Netto - 71 pontos
15º. Gustavo Trunci - 69 pontos
16º. Marcelo Maiolli - 67 pontos
17º. Flavio Lisboa - 62 pontos
18º. Adolpho Rossi - 46 pontos
19º. Alline Cipriani - 42 pontos
20º. Higor Hoffman - 40 pontos
21º. Cristina Rosito - 26 pontos

  • Não há comentários cadastrados até o momento!