publicidade
22/11/2005 12:20

Clemente Faria Jr. participou da maior prova do kartismo brasileiro

Autor: Extrabold Press - Ricardo Belussi


O piloto Clemente Faria Júnior (Oi / Banco Rural / Barbosa Mello / RM Sistemas) participou no último final de semana (19 e 20) da maior prova de kart do Brasil: a 500 Milhas da Granja Viana, famosa por reunir grandes estrelas do automobilismo mundial. Em parceria com a equipe Allatere Racing, Clemente disputou a prova revezando o kart 101 com os pilotos Galid Osman e Felipe Polehtto.

 

A tomada de tempos, realizada na sexta-feira (18), foi dividida em dois grupos dos quais os cinco primeiros participariam de um Top Qualifying – em que cada kart teria direito a uma volta lançada para definir os 10 primeiros no grid. Clemente Júnior, responsável por qualificar o kart da Allatere, marcou o sexto tempo no seu grupo, ficando fora do Top Qualifyng, mas em ótima posição para a largada. “Apesar de não ir para o Top Qualifying, estou muito satisfeito com o resultado. A corrida é longa e já estamos largando perto dos líderes”, disse o tetracampeão Brasileiro de Kart, que ficou com a 10ª colocação no grid, depois da punição de um dos karts que largavam a sua frente.

 

O começo da corrida foi marcado pelo forte temporal que caiu sobre o Kartódromo Granja Viana por volta da 40ª volta. A direção de prova deu bandeira vermelha (interrompendo a corrida) até que a chuva diminuísse e os pilotos pudessem voltar com segurança para a disputa. Na relargada, por volta da uma da manhã, o kart da Allatere começou a despontar como favorito à vitória. Ora liderando, ora brigando pelas primeiras posições. “O kart está muito bom, só precisamos ter calma para chegar no final”, comentou Clemente Júnior enquanto esperava sua vez de entrar na pista.

 

Quando já clareava o dia, um incidente durante o turno de Felipe Polehtto acabou com as chances de vitória da equipe Allatere. O time teve que trocar toda a parte traseira do kart – danificada em virtude de um acidente - e perdeu mais de 30 voltas em relação aos líderes. Ao assumir o volante do kart, Clemente Júnior não podia mais brigar pelas primeiras colocações. “Foi uma grande pena não poder brigar pela vitória. Estivemos bem durante toda a madrugada e no final, andamos só para completar a prova”, comentou Clemente, bastante decepcionado com o acontecido.

 

Ao final das doze horas de corrida e 553 voltas completadas, o time da Allatere Racing ficou com a 35ª colocação geral da prova. A vitória ficou com a equipe Shell, formada por Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Dan Wheldon, Felipe Giaffone e Alexandre Barros, que completou 615 voltas durante as doze horas de corrida. “Venceu quem conseguiu ser mais constante. Eles souberam usar bem o equipamento durante toda a corrida e se deram bem”, falou Clemente Faria Júnior.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!