publicidade
05/03/2024 17:38

Gabriel Bortoleto brilhou em sua estreia na Fórmula 2 no último final de semana no Bahrein

Brasileiro de 19 anos fez pole-position, pontuou nas duas corridas e é quarto colocado no campeonato

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: James Gasperotti

Gabriel Bortoleto


No último final de semana teve início em Sakhir, no Bahrein, a temporada da Fórmula 2, principal campeonato de acesso ao Mundial de Fórmula 1. Fazendo a sua estreia na categoria, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um fim de semana memorável e, diante de adversários muito experientes, conseguiu se destacar ao marcar a pole position e concluir as duas corridas da rodada no top 6.

Diferente do que habitualmente acontece, as atividades de pista do fim de semana no Oriente Médio tiveram início na quinta-feira, quando foram realizados o treino livre e a sessão classificatória que definiu o grid de largada para ambas as provas.

Gabriel, diante de um novo carro, nova equipe e novo campeonato, mostrou-se bastante preparado os desafios que estavam por vir. No treino, ainda em fase de adaptação, o piloto e a equipe Invicta Racing se dedicaram à preparar o equipamento para as duas corridas e, com isso, não focaram os esforços em buscar o tempo mais rápido na pista.

Na classificação, porém, os carros da equipe inglesa se mostraram extremamente eficientes e, de forma espetacular, conquistaram as duas primeiras posições para o grid de largada da Feature Race. Infelizmente, Kush Maini, companheiro de equipe de Bortoleto, foi desclassificado por uma diferença de 1,1 milímetros na parte dianteira de seu carro. Com isso, Gabriel acabou confirmado como o pole position para a sua primeira corrida na Fórmula 2.

“Foi uma sensação estranha. Logicamente eu estava muito feliz por fazer a minha estreia com pole na Fórmula 2, porém, assim como todo o time, fiquei chateado pelo Kush. Ele fez uma grande volta e realmente extraiu o máximo do carro. Não deu para comemorar muito, mas eu realmente não esperava já chegar com pole na estreia”, comentou o piloto do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren.

CORRIDAS DE ARREPIAR – Seguindo o regulamento da F2, o grid de largada da Sprint Race, a primeira corrida do fim de semana, é formado com a inversão dos dez primeiros colocados na tomada de tempos. Deste modo, Bortoleto alinhou seu carro na quinta fila do grid, em décimo lugar. Após boa largada o piloto brasileiro manteve-se com bom ritmo, porém com uma estratégia que visava melhor performance na fase final da corrida.

Foram disponibilizados para as equipes dois compostos de pneus, sendo um deles macio e o outro duro. A grande diferença entre eles diz respeito ao compromisso entre aderência e durabilidade. Os macios oferecem melhor performance, porém, seu desgaste é maior.

Bortoleto e sua equipe de engenheiros optou por fazer esta prova com pneus duros e, deste modo, o piloto teve muito trabalho nas primeiras voltas para se manter no meio do pelotão. Usando de toda a sua habilidade, o brasileiro permaneceu entre nono e 11º até cinco voltas para o final quando, então, com melhor condição de pneus que a maioria de seus concorrentes, deu início a uma grande escalada. Com ultrapassagens arrojadas e muito precisas, ele superou cinco concorrentes para receber a bandeira de chegada no sexto lugar.

No domingo novamente Gabriel e seu time optaram pela largada com pneus duros. Contudo, no momento da largada, o carro #10 não conseguiu tracionar da forma esperada e, com isso, caiu para o terceiro lugar. Para piorar, logo na primeira curva, Bortoleto acabou tocando o carro de Isaac Hadjar e, pela manobra, foi penalizado com 10 segundos pela direção de prova.

Concentrado, o piloto fez a primeira parte da prova perdendo algumas posições, esperadas, para os concorrentes com pneus macios. Em um pit-stop perfeito, a Invicta Racing cumpriu os 10 segundos de penalização e devolveu Gabriel para a pista na 13ª colocação.

A esta altura, faltando oito voltas para o fim da prova, Bortoleto deu início então à sua recuperação. Com o carro mais leve e pneus macios novos, o brasileiro conseguiu colocar todo o seu talento em prática. Assim como no dia anterior, fez grandes ultrapassagens e ao final das 32 voltas da prova recebeu a bandeirada de chegada na quinta colocação, a menos de um décimo de diferença para o quarto colocado. O ponto alto da corrida foi a grande disputa entre ele e Kush Maini, seu companheiro de equipe, que finalizou a prova na sétima posição.

“Posso dizer que me diverti bastante nas corridas. Mesmo sendo a minha estreia não me senti nervoso e, com as orientações de meus engenheiros, pude extrair o melhor de nosso carro e evoluir bastante nas duas corridas. Infelizmente o toque na corrida de domingo, seguido pela penalização, certamente me tiraram a chance de garantir um pódio na Feature Race. Porém, posso dizer que saio realizado por ter feito um bom trabalho. Só não estou mais feliz porque realmente sei que tinha potencial para brigar pela vitória e, com isso, não pude extrair a melhor pontuação no fim de semana. Aproveito para me desculpar com o Hadjar que nada teve a ver com o toque. Agradeço aos meus patrocinadores e aos fãs, por todo o apoio e mensagens que, sempre, me motivam a ir mais longe”, concluiu o piloto que conta com o patrocínio do Banco BRB, Porto, Ebury, Snapdragon Brasil, Barthelemy e KTF Sports.

Após a primeira etapa Gabriel Bortoleto está com 15 pontos no campeonato e ocupa a quarta colocação. À sua frente estão Zane Maloney, com 36, Josep Maria Marti, com 24 e Paul Aron, com 19. A próxima etapa será realizada no próximo final de semana em Jeddah, na Arábia Saudita.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!