publicidade
20/10/2005 10:48

Não publicaremos notícias do Capacete de Ouro da Revista Racing

Autor: Kart Gaúcho - Erno Drehmer


Em uma decisão bastante pensada e difícil, decidimos não publicar no Kart Gaúcho nenhuma notícia a respeito da entrega do Capacete de Ouro, edição 2005.

Tal decisão se deve ao fato de que a Revista Racing, promotora do Capacete de Ouro, tem tratado o kartismo nacional com muito descaso.

Modestamente, já que não somos um veículo de comunicação do porte da Racing, esta é uma das formas que encontramos de protestar contra o mau tratamento que a mídia "especializada" tem nos dado.

Por esta razão, pedimos desculpas aos nossos internautas, que desta vez não serão tão bem informados quanto têm sido ultimamente no Kart Gaúcho.

  • 20/10/2005 11:00 Fernando Wortmann(targh 400)

    Apóio totalmente a retaliação e de minha parte não tenho comprado mais a revista em razão de não ter mais nenhuma noticia de kart.
    Convido a galera a boicotar a revista.
    Abraços Fernando

  • 20/10/2005 11:39 Claudia Laurita

    Realmente Erno, só temos que apoiar sua iniciativa e aderir ao boicote proposto pelo Fernando. Somos a base, o alicerce de novos talentos. Com certeza, no futuro, estas mesmas pessoas que hoje desdenham o Kartismo irão ganhar dinheiro com as imagens e matérias dos pilotos que hoje estão iniciando ! Eu também não compro mais a Revista Racing !
    Continue sempre assim, nunca se torne tendencioso.

  • 20/10/2005 11:46 Claudia Laurita

    Realmente Erno, só temos que apoiar sua iniciativa e aderir ao boicote proposto pelo Fernando. Somos a base, o alicerce de novos talentos. Com certeza, no futuro, estas mesmas pessoas que hoje desdenham o Kartismo irão ganhar dinheiro com as imagens e matérias dos pilotos que hoje estão iniciando ! Eu também não compro mais a Revista Racing !
    Continue sempre assim, nunca se torne tendencioso.

  • 20/10/2005 11:46 Claudia Laurita

    Realmente Erno, só temos que apoiar sua iniciativa e aderir ao boicote proposto pelo Fernando. Somos a base, o alicerce de novos talentos. Com certeza, no futuro, estas mesmas pessoas que hoje desdenham o Kartismo irão ganhar dinheiro com as imagens e matérias dos pilotos que hoje estão iniciando ! Eu também não compro mais a Revista Racing !
    Continue sempre assim, nunca se torne tendencioso.

  • 20/10/2005 11:50 Claudia Laurita

    Realmente Erno, só temos que apoiar sua iniciativa e aderir ao boicote proposto pelo Fernando. Somos a base, o alicerce de novos talentos. Com certeza, no futuro, estas mesmas pessoas que hoje desdenham o Kartismo irão ganhar dinheiro com as imagens e matérias dos pilotos que hoje estão iniciando ! Eu também não compro mais a Revista Racing !
    Continue sempre assim, nunca se torne tendencioso.

  • 20/10/2005 12:45 Betto D'elboux

    Eu não concordo… Entendo, mas não concordo… A RACING nada tem contra o kartismo, seja ele paulista, carioca, mineiro ou gaúcho. A retaliação, principalmente vindo de outra mídia e não do meio, não tem sentido. Os iguais devem se unir e não se enfrentar… Enfim… Mas a RACING não boicota e não deixou de publicar o kartismo. Ela apenas "equalizou" a proporção de suas pautas em resposta aos desejos de seus leitores levantados em pesquisas. Fórmula 1 à parte (indiscutivelmente a principal categoria de automobilismo do mundo) TODAS as outras categorias têm seus espaços por igual na revista. Procurem ver o espaço que é dado para F-Truck, F-Renault, Copa Clio, DTM Pick-Up, GT3 Cup Challenge, Trofeo Maserati, Pick-Up Racing, 4X4, Endurance, Brasileiro de Marcas e Pilotos, Arrancada… Vocês verão que ainda hoje o kart consegue aparecer mais do que algumas dessas categorias que são todas disputadas NACIONALMENTE. Sem contar no espaço reduzido que também tem a Nascar, o FIA GT, o DTM Alemão… A realidade dos fatos é que a RACING é uma revista grande em importância, mas pequena em tamanho. São meras 64 páginas por edição, muito pouco para o tamanho de nosso mercado. O ideal seria que ela tivesse 100 páginas por semana. Mas isso só conseguiremos atingir no dia em que tivermos apoio de marcas, patrocinadores e, principalmente, leitores. Enquanto nossos "parceiros de batalha" continuarem "jogando contra", isso não vai acontecer… Por outro lado, acho que o que aconteceu no passado (metade da RACING dedicada ao kart) também não era bom… Hoje a RACING procura se manter o mais ética e jornalística possível. Prova disso foi a edição de cobertura do Rally dos Sertões, que em agosto foi, indiscutivelmente, o principal evento de automobilismo do Brasil. Deixo aqui o meu e-mail para conversar mais sobre isso. Abraços a todos!!

  • 20/10/2005 12:50 Marcelo Sileira

    Vocês também podem contar com meu apoio, o kart é o berço do automobilismo, sem ele nenhum desses pilotos famosos estariam onde estão e a midia não teria o que publicar, então vamos aderir ao boicóte.

  • 20/10/2005 13:07 Erno Drehmer- Kart Gaúcho

    Caro Beto.
    Admiro a Racing e inclusive sou assinante há alguns anos, além de ter a coleção quase completa (faltam apenas seis números).
    O site não está convocando ninguém a retaliar. A retaliação me parece estar partindo dos leitores, há muito descontentes, a julgar pelas inúmeras cartas que a redação da Racing publica.
    O site está apenas tomando a mesma posição que a revista. A exemplo da explicação da revista, se recebemos reclamações dos NOSSOS leitores a respeito do fato, porque não atendê-los, por exemplo?
    Se a explicação da revista é essa (“o kart ainda aparece mais do que algumas categorias”), porque em várias edições deste ano, não tivemos NADA a respeito do kart? Em algumas delas, nem foto?
    Abraços e sempre à disposição.
    Erno Drehmer - Kart Gaúcho

  • 20/10/2005 14:59 Betto

    Erno,
    É um grande prazer conversar com você. O fato de em alguma edições não ter saído nada de kart, nem uma foto, é meramente factual e coincidência. Houve casos em que a matéria estava pronta e caiu por ter entrado algum anúncio. Isso aconteceu algumas vezes, tanto com matérias de kart quanto de outras categorias. Recentemente houve um caso com a Copa Clio e justo em uma etapa em que a Clio havia tido uma de suas melhores provas, com mais de 70 000 pessoas assistindo. Não sei se você conhece o mercado editorial e a forma como são feitas as revistas. Como revista quinzenal, somos obrigados e fechar reportagens e cadernos em timings diferenciados para que consigamos entrar na gráfica em tempo hábil para, sempre que houver um GP de F1 relevante no domingo, a RACING já esteja nas bancas na terça-feira seguinte a prova. Vou ser sincero: isso não é fácil! Tampouco é virtual – ou seja, se publicamos alguma coisa errada no papel, ela "vai embora" e todo mundo vê. Mas enfim, faz parte, é inerente ao processo. Vale dizer que nós, RACING e o Kart Gaúcho, enquanto mídia temos responsabilidades com as nossas informações e com aquilo que emanamos aos nossos leitores. É muito sério isso! Somos formadores de opinião!! É por isso que me preocupa ver essa notícia publicada aqui e, ao mesmo tempo, ler comentários como o do seu leitor Marcelo Silveira (logo acima do seu), dizendo "vamos aderir ao boicote"! Percebe o tamanho da responsabilidade? Lembra-se da Escola Base? Você concorda que, de certa maneira, a RACING foi aqui julgada sem, ao menos, ter sido consultada ou ouvida? Agora, para finalizar, eu te pergunto: se a RACING deixar de existir por não ter um número de vendas que justifique a sua existência ou por não receber aopio dos principais setores do automobilismo… Quem ganha com isso? Ou, no popular, "que vantagem Maria leva?

  • 20/10/2005 17:14 Manoel De Queiroz Neto

    Caro Sr. Betto D'Elboux
    Tenha a certeza de que não será necessária qualquer campanha de boicote à Revista Racing. Quando os assuntos que, inicialmente, trouxeram determinados leitores desaparecem, esses naturalmente perderão o interesse pela publicação.
    Também fiquei desapontado com a conduta da revista em relação ao Kartismo.Por saber que contra os argumentos comerciais não comoverei ninguém esperneando, há algum tempo acesso outras mídias, abandonando a citada revista.
    Lamento muito ter inocentemente acreditado que a revista teria sempre um espaço digno ao Kartismo, como ela própria dava a entender no seu saudoso início.
    De qualquer forma, sucesso e boas vendas (tenho certeza de que não farei falta).
    Manoel de Queiroz Neto.

  • 20/10/2005 18:14 Antonio Dos Santos

    erno.
    apoio totalmente sua decisão.
    acho um descaso o que esta acontecendo com o kart nacional. provas tipo a copa brasil sem nem uma cobertura de televisão nem uma nem uma canja no esporte espetacular,, uma lastima,,, parece que o kart nao tem importancia nem uma. jogo de petecA E CORRIDA DE TRATORES TEM MAIS VALOR QUE O KART.
    APOIO TOTAL E NAO COMPRAREMOS MAIS ESTA REVISTA.
    ANTONIO

  • 20/10/2005 19:41 Diogo Broka

    Eu leio a racing, mas na banca de jornal, o jornaleiro fica indignado comigo, mas não to nem ai.... hehehehehehe.... cansei de dar $$$ pra eles... Ainda tem coragem de me telefonar pra ir à festa do capacete de ouro, so que tinha que comprar o convite que custa R$ 150,00, fala sério....

  • 20/10/2005 20:27 Paulo Freitas

    Caro Erno
    Não é de hoje que eu o reputo como um dos três maiores jornalistas desse país. Luta com poucos recursos e jamais se recusou a publicar matérias referentes aos pilotos cujos pais sacrificam seus orçamentos familiares e adiam seus projetos pessoais com o intuito de transformar seus filhos em profissionais competentes e em homens decentes. Você, amigo Erno, tenha a certeza de que a cada dia conquista mais e mais a confiança daqueles que praticam o kartismo ou daqueles que sobrevivem do esporte. Por essa razão sabemos que você não está absolutamente promovendo um boicote à revista Racing, mas sendo involutariamente porta-voz de uma comunidade na qual a conhece em todos os seus detalhes e és um grande conhecedor das dificuldades e anseios de seus membros.
    Quanto ao Sr. Betto D´Élboux , não irei contestar nada em abosluto com relação a política comercial da Revista pois trata-se de uma entidade privada que só sobrevive através de resultados.
    Agora com relação a política editorial, especificamente no que diz respeito ao KART, sugiro que retire completamente quaisquer notícias relacionadas pois é melhor o nada do mal feito. É mais fácil vender o que já está pronto do que apostar no que está por acontecer. Não devemos esquecer que o kartismo está mudando, ainda de uma forma sútil, mas com um vigor que surpreende aos mais céticos. Para quem está distante tal fato é ignorado, mas já começou a separação do joio do trigo.
    Acho que até esse prêmio do capacetinho deveria ser recusado, pois é muito feio fazer cortesia com o chapéu dos outros.
    Quanto a ti, Erno siga em frente pois terás o apoio de todos.
    Que vantagem Maria leva?
    Resposta: De insubstituível, o cemitério está cheio.
    Paulo Freitas

  • 21/10/2005 02:41 Enéas

    VAMOS CAIR NA REAL ........
    Alguém já viu Estagiário aparecer em "Coluna Social" ??? Não ??? Só de diretor e de presidente de empresa né ??? .........
    E de futebol da terceira divisão no "Grobesport" ??? Também não ???....
    E notícia de unha encravada em jogador de futebol em horário nobre de TV ? Já ???
    E de queda de bicicleta ou contusão em jogo de tenis de piloto de F1 ??? Também já ???
    Nem quero citar os estiramentos de virilha, com detalhes de onde fica o músculo que distendeu.... (com direito a close-up)...
    A mídia toda quer entrevista exclusiva e mostrar detalhes do que e como aconteceu...
    GRD, Descida de corredeira, Mundial de Parapente, Judô, Surf, truco, já vi até campeonato de palitinho em SC nos programas esportivos com programação nacional...., canal aberto...., horário nobre...
    Deve (e só pode) ser por falta de alternativas...Ou de excesso de um público que desconheço......
    Tá.........., querer que Globo, SBT, Record e outras mídias a cabo se preocupem em divulgar eventos cujos organizadores/promotores não se preocupam em proporcionar um mínimo necessário ao público (pequeno, mas fiel) que, movido apenas por comentários de conhecidos, resolve se deslocar e chega ao local das competições e, além de serem maltratados e extorquidos, só conta com banheiros recicláveis imundos, e nem tem acesso à única lanchonete disponível ???
    Alguém já viu alguma reportagem, em horário nobre, com algum assaltantezinho de semáforo ??? Não ???
    Mas o Fernandinho Beira Mar teve seus "vários" minutos no Jornal Nacional, no SBT Brasil, na Record e várias linhas, com direito a foto e tudo o que os bigstars tem, na Folha, no Estadão, Gazeta, Globo, Zero Hora, e até na Tribuna..... quando foi transferido para Brasilia, interior de São Paulo, e recentemente para Florianópolis... Até Governador de Estado se pronunciou sobre o assunto mostrando sua indignação.......
    Então, Sr. Beto D´Elboux, gostaria de pedir-lhe, encarecidamente que, após não cumprir o que foi prometido no início de sua publicação em relação ao kart, concentre-se com a F1, que sai em tudo que é pedaço de papel, com matérias já prontas, é só acessar a Formula1.com e fazer, como se dizia antigamente a "gilette-press" e a matéria tá pronta, na Truck e Stock que já estão bastante crescidinhas e tem seu público específico e fâs em todo o Brasil (também sou um deles) pois é mais fácil para os incompetentes fixar-se em trabalhos prontos do que arriscar em produtos novos....
    O kart ainda não conta com um Carlos Col, com um Aurélio Miguel ou com um Pedro Paulo Diniz para alavancar e produzir suas corridas.
    Nem quero entrar no mérito se as corridas são bem feitas ou não. O fato é que apenas a CBA/CNK se preocupa em organizar provas nacionais de kart. Temos várias entidades regionais que se preocupam em fazer suas provas "regionais", mas apenas a CBA/CNK preocupa-se com o intercâmbio de experiências ao realizar provas nacionais. E ai vai uma pergunta: alguém de sua publicação esteve em Curitiba cobrindo o campeonato mais competitivo e o segundo maior evento, em termos de kart, no Brasil em 2005 ??? Se esteve, passou desapercebido.
    E então vou me permitor a uma segunda pergunta: Quantos profissionais sua empresa vai enviar para São Paulo no proximo dia 19/11 ???
    Agora o que não posso aceitar, e este é o motivo de minha indignação, é questionar um site de internet, "apenas um site de internet", gratuito, de acesso liberado e com público totalmente dirigido, por posicionar seus leitores sobre uma decisão tomada em relação a não divulgar um assunto (alias, de seu grande interesse), informando que, simplesmente não vai divulgar noticias sobre o assunto e pedindo desculpas aos seus leitores pela decisão tomada.
    Todas as outras posições, são manifestações individuais dos, e de acordo com seu critério, "poucos" aficcionados e profissionais que escolheram seu "hobby" e profissão.
    Talvez o Sr. desconheça este número, mas são mais de 200.000 pessoas ligadas direta ou indiretamente com kart no Brasil. Se este público não lhe interessa, por favor, se não quer ajudar, pelo menos não atrapalhe !!!
    Acompanho o trabalho do KartGaucho, assim como Allkart, Boxnews, Planetkart, VelocidadeTotal, CronoSpeed e vários outros, praticamente desde o seu início, assim como a sua publicação, e há muito tempo já tomei a minha decisão: só estou me dirigindo a V.Sa devido a sua total falta de capacidade de distinguir o que é bem feito do que é mal feito ou, em outras palavras, do que interessa a este público e do que trata este público de maneira inconsequente.
    Talvez seja melhor concentrar-se com os "Fernandinhos Beira Mar", do que com os pivetes de semáforo. Quando eles crescerem e ficarem bons, talvez vocês possam tentar correr atrás para conseguir uma entrevista exclusiva, pagando todas as despesas do seu próprio bolso.
    Desejo-lhe boa sorte com seus negócios, pois com as categorias de base apenas os aficcionados e competentes se preocupam.
    E, espero, encarecidmente, mais uma vez, que não atrapalhem.......
    Concentrem-se em seus negócios, mas não criem problemas a quem tem competência..... e público específico.....
    Saudações.. Enéas

  • 21/10/2005 10:02 João Miguel Catita

    Parabéns, Erno!
    Não é por outra razão que já deixei de comprar a Racing, faz tempo, cansado de ver sempre as mesmas reportagens --- só tem reportagens, nenhum assunto de fundo --- sobre as mesmas categorias, com as mesmas fotos, das mesmas pessoas. Possivelmente, esses mesmos pagam e nós não ...

  • 21/10/2005 10:52 Fernando Wortmann(targh 400)

    Já fiquei contente com o barulho que causamos e esta maneira de protesto que levantei foi a unica que me ocorreu pensando na importancia que nós kartistas temos frente a outras categorias com muito mais prestigio,dinheiro e atenção da mídia,somos mais ou menos como vietcongs contra o exercito americano,mas não esqueçam que os pequenos unidos se tornan grandes e essa pequena atitude minha de não comprar mais a minha revista preferida me dói muito, mas é como uma greve de fome,que as vezes não resolve, mas sensibilisa as pessoas.E ao Betto da Racing fica o meu conselho, olhe com carinho para o kart ,pois eu garanto que qualquer piloto ou aficcionado por velocidade sabe que o kart é a base de tudo.
    Abraço a todos.

  • 21/10/2005 20:38 Miguel Farran

    Erno mais uma vez parabens pela iniciativa corajosa em defender a categoria que vai formar aqueles que em um futuro, proximo ou distante, vão ser as principais materias das revistas que hoje os ignoram. É uma tremenda "sacanagem", é querer ganhar sem investir, é fazer cortesia com o chapeu dos outros, é uma falta de profissionalismo e ética. Será que o numero de kartistas e simpatisantes que compra está revista é tão insignificante assim ?? eu tenho certeza que é justamente o contrario. É por isso que tenho por filosofia apoiar quem nos apoia. Valeu Erno, não é atoa que o Kartgaucho é hoje o site com maior acesso dos amantes do Kart.

  • 23/10/2005 00:19 Alexandre Silva

    APOIADO, ERNO REALMENTE É UM DESCASO O QUE A REVISTA RACING TEM FEITO COM O KART NACIONAL
    QUE É A CATEGORIA QUE DEVERIA TER O APOIO DA REVISTA. ''NÃO SE PODE IMAGINAR AUTOMOBILISMO SEM KART''.
    ABRAÇO.
    ALEXANDRE SILVA (PAULISTA BILAND KGV)

  • 24/10/2005 09:54 Betto D'elboux

    Erno,
    Quero agradecer a oportunidade e o espaço para minhas colocações. Foi ótimo "ouvir" a opinião de seus leitores e perceber que todas as opiniões foram de altíssimo nível, com conteúdo. Claro que eu não esperava outra situação, senão a completa defesa do espaço ao kartismo: lógico! Perfeito!
    Só lamento que a maioria não tenha entendido as minhas colocações. Pelos comentários, pareceu, de uma maneira muito rasa, que a revista só quer ganhar. Sinceramente, se fosse assim mesmo, já teria fechado há muito tempo. A RACING tem muita paixão em sua redação, seja de minha parte, do Venício, do Luca Bassani, do Miguel Costa Jr, do Zampa e de todos aqueles que colaboram com a revista. E pode perguntar para todos eles: eles ganham muito por trabalhar para a revista? Não, mas é o amor ao automobilismo que os move…
    Para encerrar, mais duas coisinhas: o Miguel Farran disse que “É uma tremenda "sacanagem", é querer ganhar sem investir, é fazer cortesia com o chapeu dos outros”. Concordo!! É exatamente isso o que EU penso do mercado de automobilismo de forma geral!! Todas as grandes marcas querem aparecer na mídia especializada, mas ninguém quer investir! É mesmo uma tremenda "sacanagem", Miguel.
    Não percam nesta semana nas bancas a RACING com a cobertura completa da Copa Brasil de Kart. Sim! Nossa equipe estava lá e traz todos os resultados e excelentes fotos de um dos maiores e melhores campeonatos de todos os tempos!
    E também, na próxima edição, confiram como foi a participação deste jornalista que vos escreve na quarta etapa do Campeonato Paulista de Kart (Granja Viana), na categoria Pró-500.
    GRANDE ABRAÇO A TODOS!!