publicidade
17/11/2005 15:59

Principais estrelas brigarão pela pole na Granja Viana

Autor: MF2 - Márcio Fonseca


Pode não fazer a menor diferença no resultado final de uma maratona com duração mínima de 10h30, mas a conquista da pole position das 500 Milhas Siemens Granja Viana é um gostinho que estrelas como Felipe Massa, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Dan Wheldon e outros farão de tudo para provar nesta sexta-feira. O dia promete emoções fortes no Kartódromo Internacional Granja Viana, já que o direito de sair na frente dos 74 karts inscritos na mais importante corrida do calendário do esporte no Brasil vai exigir o máximo dos pilotos.

De acordo com a programação, cada um dos dois grupos de 37 karts terá direito a 50 minutos de treinos a partir das 11 horas. A tomada de tempos começará às 13 horas e terá duração de apenas 15 minutos por grupo. Os cinco mais rápidos de cada sessão serão classificados para o Top Qualifying. Às 14h30, eles voltarão à pista para uma única volta lançada. No ano passado, Rubens Barrichello cravou a pole com o tempo de 57s915.

Na equipe de Rubens Barrichello, já está definido quem terá a missão de ser o mais rápido entre os quase 300 pilotos inscritos. “Quem manda é o patrão”, admite o parceiro Tony Kanaan, que já sabe que o novo astro da BAR na Fórmula 1 vai chamar para si a responsabilidade. Kanaan poderá tentar a façanha com o segundo kart da equipe, mas novamente terá de se sujeitar a ordens de cima porque um dos integrantes é Marco Andretti, filho do seu chefe na Indy Racing League. “Meu problema é ter patrões demais”, brincou.

Kanaan, Felipe Massa, Felipe Giaffone e Wade Cunningham (campeão da Infinity Pro Series, divisão de acesso da Indy Racing League) estiveram na apresentação oficial da 9ª edição das 500 Milhas, que neste ano ganhou o patrocínio da Siemens. A multinacional de origem alemã é parceira da McLaren na Fórmula 1 e está pela primeira vez investindo no automobilismo brasileiro. “Ficamos impressionados com a importância das 500 Milhas e resolvemos entrar”, explicou Regina Macedo, diretora de marketing da empresa, que aproveitou para anunciar o lançamento de um moderníssimo e temático modelo de celular, inspirado nas 500 Milhas Granja Viana.

Massa está inscrito em duas equipes. Numa correrá com Rafael Daniel, Ruben Carrapatoso e João Paulo Bertuccelli e, na outra, contará com a companhia de Popó Bueno, Marcos Gomes e Bertuccelli. Mas está apoiando um time apenas de novatos, formado pelo irmão Dudu, Felipe Apezzatto, Nicolas Zugaib e Vítor Correia, da classe B. “Acho que a garotada merece uma chance de correr ao lado dos ídolos. É uma experiência muito importante para eles”, justificou o novo piloto da Ferrari em 2006. Felipe Giaffone, que neste ano acumula as funções de promotor da corrida e parceiro de Barrichello, Kanaan e Dan Wheldon no time campeão de 2004 e novamente principal favorito, disse que a criação da classe B teve exatamente o objetivo de facilitar o acesso da garotada que freqüenta a Granja Viana. “Os motores são preparados e têm a potência equalizada aqui mesmo, a um custo que não passa de R$ 2.000,00, incluindo a troca em caso de quebra. As principais equipes da classe A chegam a gastam R$ 20 mil com motores”. A disparidade de investimentos deixa Cunningham, líder do quinteto de revelações da Infinity Racing Series, com expectativas modestas em sua primeira visita à Granja Viana. “Tem equipe com 12 motores e vários chassis... Mas já estou me divertindo muito, assim mesmo.”

A quinta-feira foi de intensa movimentação na Granja Viana, apesar da chuva que ocasionalmente deixou a pista escorregadia. Última das grandes estrelas a aparecer no kartódromo, Wheldon iniciou os ensaios no meio da tarde. Na véspera, a equipe Petrobras anunciou que Danilo Dirani – integrante do programa de formação de pilotos da BAR-Honda – foi obrigado a cancelar sua participação em função de compromissos na Europa. Seu substituto é Mário Romancini, kartista bicampeão da Copa Petrobras Sorriso Campeão.
  • Não há comentários cadastrados até o momento!