publicidade
02/12/2008 20:00

Pai de piloto da Cadete reclama de descaso dos organizadores no Desafio

Fonte: Quick Comunicação e Marketing - Flávio Quick


Foto: Flávio Quick

Yurik Carvalho


O piloto paulista Yurik Carvalho (Splash Bar/ Camargo Racing) participou no último domingo, dia 30, de uma das competições que ele mais aguardou durante toda a temporada 2008, o Troféu BrasilPrev de Kart Cadete, corrida integrante da programação do Desafio Internacional das Estrelas, realizado no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC).

 

Yurik, que começou a competir nesta temporada, tem apenas dez anos e teria nesta corrida a oportunidade de conhecer de perto seus ídolos como Rubens Barrichello e Michael Schumacher, além de poder mostrar diante de 15 mil pessoas que as crianças também sabem acelerar fundo e levantar a galera.

 

Porém, diferente do que ele, seus pais e seu chefe de equipe esperavam, o que os pequenos pilotos da categoria tiveram em Floripa foi uma grande decepção com a forma com que foram tratados pelos responsáveis pelo evento.

 

Ainda na sexta-feira, quando participaram da primeira sessão de treinos livres, todos os garotos estavam ansiosos para conhecer seus ídolos e fizeram de tudo para chegar perto das estrelas. Mal saíram da pista e já correram para a área dos famosos, porém, simplesmente ignorados pelos “renomados” pilotos, os garotos foram retirados da área de parque fechado e encaminhados para os fundos do kartódromo, local determinado pela organização para as novas promessas do esporte.

 

Dali, através de gretas e se espremendo em alguns espaços de cerca, os pilotos e seus mecânicos, únicos credenciados para adentrar aos boxes, assistiram o que era para ter sido uma grande confraternização entre as promessas e os pilotos já consagrados. Os pais e demais convidados destas crianças, com idades entre oito e 10 anos, somente tiveram acesso às arquibancadas do evento.

 

Diante de todos estes contratempos os garotos ainda estavam animados em participar da corrida uma vez que estariam se apresentando para um enorme número de pessoas. Assim, após a tomada de tempos, Yurik Carvalho conquistou a 17ª posição do grid.

 

Poucos minutos antes da prova, que tinha sua realização prevista para o meio dia de domingo, entre as duas baterias do Desafio, uma rápida chuva caiu sobre o kartódromo. Apressados pelos organizadores os mecânicos não puderam mexer em nada no acerto dos karts e, o máximo permitido, foi a troca dos pneus.

 

Assim, com um kart completamente desajustado para as condições da pista, os pilotos foram obrigados a ir para a corrida. Em um festival da rodadas e pequenas batidas os expectadores não puderam ver, nem de longe, a grande competitividade da categoria Cadete do kartismo atual. Gabriel Sereia venceu a corrida de 15 voltas e Yurik, após perder várias posições, se recuperou para terminar em 18º.

 

“Nunca imaginei que pudéssemos ser tão desprezados em um evento como este. A estrutura era maravilhosa, tudo muito bonito e harmonioso para as estrelas. Porém, os pilotos da Cadete foram colocados literalmente em um canto cheio de lama nos fundos do kartódromo. O sonho de todos eles era chegar perto de seus ídolos, que, por sua vez, também nem se dignaram a se dirigir a área dos pequenos. O único contato de algum famoso com piloto Cadete foi na hora do pódio, obviamente diante de várias câmeras. O Yurik competiu em praticamente todos os Campeonatos de kart deste ano, venceu o GP Brasil e o Troféu Codasur, e jamais foi tratado com tanto descaso. O filho do Sr. Carlinhos Romagnolli, promotor do evento, chegou a chamar os meninos de favelados e dizer que eles estavam ali de favor, apenas para compor a corrida das estrelas. Isto foi realmente muito frustrante para as crianças e também para nós, pais, que nem nos boxes pudemos entrar. Tivemos que assistir a tudo das arquibancadas”, contou Marcelo Carvalho, pai do piloto.

  • 02/12/2008 21:34 Mauricio R. Diegues

    É lamentável a indiferença com que é tratada as crianças que estão começando na categoria, tanto na mirim como na cadete, categoria que sempre reúne o maior número de pilotos nos grids de provas, isso precisa começar a ser levado mais a sério, temos um alto custo para manter estas categorias em alta, se não tiver o apoio das mídias e enquanto os pilotos "TOP" não abraçarem esta causa também, seremos sempre desprezados. Mas se nos unirmos seremos fortes e teremos o respeito que merecemos, seja das mídias como das organizações.A Criança é a esperança, invistam neles e o futuro estará garantido!!!

  • 02/12/2008 23:15 Mauro Rodeghiero

    infelizmente no BRASIL é assim , quando "cai a ficha" de um , aparecem mais 10 dispostos a acupar o seu lugar, a cadete tornou-se a menina dos olhos da CBA , ou seja , quase sem fazer força nenhuma o GRID enche e está sempre bem cheio , e os pensantes acreditam que o futuro está garantido!!! Esse relato da matéria só mostra o quanto é difícil ser "estrelinha" , eles devem pensar : " lá vem esses babacas de novo"

  • 02/12/2008 23:52 João Gohr

    Este relato foi muito bem lembrado, tambem sou pai de piloto e o descaso foi ainda maior em dar a largada quando ainda tinha pilotos na curva da balança como é chamada, tudo para dar lugar as Motos que me desculpe os organizadores não tem nada a ver com KART, E mais ,dava tempo sufiente para colocar os pneus slick, de novo as Motos. Vamos respeitar mais os Cadetes ele são o futuro e o presente no Kart

  • 03/12/2008 07:39 Marcelo

    faltam coisas...... Tivemos que comprar os ingressos!!!Mudaram os regras da corrida sem avisar ...Não havia fiscalização no abastecimento....Largada desalinhada.....As motos entraram na pista com os karts retornado do patio fechado....poderia ter ocorrido uma tregédia se não tivesse ninguêm ali e foi o proprio filho do cara que mandou as motos andarem, irreponsavel.Tinhamos que carregar todo os equipamentos dos pilotos com acesso muito longe da pista, pois não foi destinado pelo menos uma vaga para trabalho por piloto.

  • 03/12/2008 08:33 Jairo Jorge Duzanowski

    Esta com certeza era para ser a corrida mais importante do ano para nossos filhos. No final ficamos olhando diversos garotos chorando por não poder fazer uma corrida justa. Fomos usados apenas para fazer parte de uma festa e não de uma competição. Não dá para acreditar tanta coisa errada que aconteceu.

  • 03/12/2008 11:42 Fernando França

    Gostaria tambem de deixar o meu apoio a todos os pilotos e pais que estveram no evento, pois pelo alto custo nao tivemos condicoes de participar. INFELIZMENTE ESSA E A UNICA E REAL VISAO QUE SE TEM DO KART DE BASE. Fernado França pai de piloto

  • 03/12/2008 11:53 Pedro Francisco Zimmermann

    Olá sou pai do Piloto Gustavo A. Zimmermann (Flipper Piscinas/Revista Sucesso) que tb participou do desafio e estive presente ao evento que realmente foi um descaso total, inclusive por parte de algumas estrelas(para mim estrela é algo bonito e a atitude de alguns foi despresível) meu filho estava a 2 mts de distância do Barrichelo e do Tony somente separas por uma grade e ele e mais alguns garotos chamaram por eles por várias vezes e nem a cabeça eles levantaram para dar um sorriso mesmo que fosse forçado, eu próprio fã dos dois saí revoltado e pedi para meu filho sair dalí, mas criança é assim mesmo ele e os outros ficaram por mais tempo e não foram atendidos.Com relação a organização verificação das regras nota zero.Estamos todos nós pais que pagamos muito dinheiro para estar neste evento e foi um descaso total estamos realmente muito revoltados.Para vocês terem uma idéia meu filho não quer mais nem correr pois ele com 10 anos me disse "Pai sou mais organizado que estes caras e se for para mim ser corredor e ficar tratando assim os fàs eu não quero mais correr" Pedi a ele paciência que não podemos mudar o mundo sozinhos, mas podemos ser diferentes daqueles que nos tratam tão indiferentes pois um dia eles foram jovens pilotos e agora são estrelas e que você meu filho não esqueça a educação que recebeu em casa, para tratar as pessoas sejam elas de cor, raça, ou crença religiosa que for tráte-as com respeito ainda mais se você for uma pessoa pública.Este é um desabafo que acredito seja de todos os pais dos pilotos que participaram da categoria cadetePedro Fco Zimmermann

  • 03/12/2008 12:15 Wagner

    Todos comentários devem ser respeitados mais temos que ressaltar que as crianças correram para um publico de 12 mil pessoas aos olhos de toda midia brasileira, receberam troféus de participações, os 05 primeiros colocados receberam além de belos troféus presentes como um carrinho de controle remoto, o vencedor recebeu uma previdencia no valor de 3 mil reais, e os troféus foram entregues por ninguem menos que Felipe Massa, Rubinho, Jeff Gordon, Alex Barros e Guga Kuerten.Acho que ninguem foi prá lá esperando ficar com as estrelas e só deles terem ido entregar o troféu já é um gesto bem legal.

  • 03/12/2008 12:50 Emerson Dall Agnol

    Simplesmente isso que aconteceu foi ridículo. Desprezo pela categoria mais importante do kartismo e além de tudo a falta de consideração das "estrelas" pelas crianças. Que feio hein?

  • 03/12/2008 18:15 Pedro Francisco Zimmermann

    Sr. Wagner, não seríamos tolos de achar que os ídolos de nossos filhos iriam ficar sentados do lados deles, mas não fazer pelo menos um gesto simples que seria sorrir para uma criança isto é uma falta de consideração para com os fãs destes caras que estão todos os dias na mídia.Com relação aos prêmios realmente foram bons prêmios, mas nem tínhamos conhecimento dos mesmos no ato da inscrição, portanto ninguem estava interessado nisto e sim ao que nos foi falado as crianças poderiam tirar fotos com eles e poderiam todos elas na hora do pódio estar juntas para ver quem estava lá não somente os que venceram e os caras rindo fazendo agrado só porque a mídia estava filmando.Pedro Francisco ZimmermannPai de piloto revoltado com a falta de educação de alguns principalmente os pilotos

  • 04/12/2008 00:03 André De Oliveira(pai Do Thiago Vivacqua)

    Prezados Pais,Realmente foi lamentável o ocorrido com nossos filhos no evento das ESTRELAS. Meu filho Thiago Vivacqua ficou muito triste chegando a chorar pela falta de atenção dos pilotos "ídolos"(não citarei nomes). Não bastando a falta de atenção dos mesmos, meu filho juntamente com outros pilotos cadetes foram proibidos de ficar em uma parte da arena próximo dos pilotos "ESTRELAS", sendo eles retirados sobre a alegação de serem "FAVELADOS". Mal sabe esse preconceituoso, que chamou as crianças de favelados, que não se deve dar esse tratamento mesmo que nossos filhos fossem moradores de favela, pois conheço muita comunidade carente em favelas onde as crianças são dignas de respeito.Além disso, gostaria de registrar o meu descontentamento com relação ao prometido e ao regulamento da prova realizada da cadete, pois não foi respeitado o tempo de prova, o alinhamento correto de grid, regras claras sobre pneus, area adequada de box, local adequado para acesso dos pais, banheiros, entre outras coisas. Eu acho que pelo que nós pais pagamos o ano inteiro em competições profissionais no kart, deveríamos receber mais atenção e respeito dos responsáveis pela organização.A iniciativa em realizar a corrida da cadete foi muito possitiva, mas isso não dá o direito de haver maus tratos, falta de atenção, organização, não cumprimento integral do regulamento exposto e ambiente adequado para acomodar nossos pilotos, pois a maioria não vai para as corridas só com o mecânico ou preparador, pois são menores de idade e devem ser acompanhados por seus pais.Nós Pais não devemos desanimar dando continuidade ao desejo e sonho de nossos filhos. As crianças são o futuro do automobilismo mundial!

  • 04/12/2008 09:22 Ivan E Silva

    QUE O SUCESSO SEJA BREVE! E A SUA DERROTA SEJA LONGA!QUE MAIS POSSO DESEJAR A ESTE TIPO DE GENTE!

  • 04/12/2008 23:18 Alexandre Chequer

    Realmente as coisas não foram fáceis, mas não posso deixar de expressar que eu esperava por isso com relação ao acesso das crianças para com seus ídolos. O assedio é grande e a segurança não está preparada para analisar quem é quem, simplesmente quem tem credencial ( pode ficar ) e sem credencial ( não pode ficar ) em área restrita, mas isso na maioria das vezes não parte dos pilotos e sim de quem os cerca, esses são os que fazem realmente esse carnaval todo.Tenho certeza que se deixassem a garotada a vontade, veriam seus ídosos e a euforia acabaria rapidinho. É só ver o que se passa nas 500 milhas da Granja, na qual estão todos ali também e não acontece isso. Mas o grande problema foi o modo que organizaram a corrida e o não cumprimento do regulamento. Treino, tomada de tempo e corrida. Foi um absurdo trocar os pneus para os de chuva em 5 minutos e ainda em contagem regressiva, deixando todos estressados e suscetíveis a erros. Imagine se uma roda fica solta por causa da correria?? E se ela solta no final da reta??? Quem se responsabiliza por isso???Todos estavam sendo pressionados para levar os karts para o grid e os nos que procuramos estar seguros que estava tudo certo, perdemos algumas voltas do aquecimento. Achei realmente que a oportunidade foi especial de correr para um público tão expressivo como o alcançado pelo evento e que, nem em mundiais de kart, existe um público tão representativo. Uma pena que a qualidade da corrida tenha ficado comprometida devido a falta de prudência de dar mais 5 minutos para todos poderem colocar pneus de seco, não mudaria nada. Só assim teríamos realmente uma grande disputa pela vitória, o que não acabou acontecendo. continuação....

  • 04/12/2008 23:18 Alexandre Chequer

    ....continuaçãoNão deve ter sido fácil colocar a categoria no evento, até pelo momento que a região vem passando, que leva todos a não terem a menor paciência com qualquer tipo de problema e entendo que o assédio é grande com as Estrelas, mais acho que pelo menos o incentivo, um pouco de atenção poderia ter existido por parte deles, que um dia começaram da mesma forma que esta garotada esta começando.Alexandre Chequer ( Pai do piloto Matheus Chequer)