Atendendo nosso pedido, Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, acaba de esclarecer a posição da confederação a respeito do cancelamento do Pan e suas razões (clique aqui para saber mais).
O motivo alegado pela CIK/FIA foi o fato de que os motores Sudam, utilizados no Pan, tiveram suas homologações expiradas em 31 de dezembro de 2009 e que as confederações nacionais da América do Sul não atenderam sua solicitação de adotar os motores KF.
Cleyton Pinteiro nos disse: “É uma questão que envolve puramente custos”, explica. “O KF é um motor caríssimo, não há como colocá-lo no mercado brasileiro. É para poucos. Estamos defendendo nossos pilotos ao não atender a solicitação de utilizar os KF”, completa.
Segundo Pinteiro, o KF é um motor fora da realidade sul-americana e chega a custar cerca de R$ 20 mil. E sua durabilidade, segundo alguns, é colocada em jogo, principalmente se comparada com os motores à água que vemos no Brasil.
Porém, nem tudo está perdido. No próximo sábado (6), no Velopark, a Confederacion Sudamericana de Automovilismo, a Codasur, se reunirá para tratar de diversos assuntos muitos importantes. A proposta da CBA quanto ao Pan, por exemplo, se traduz em pedir à CIK/FIA, através da Codasur, que libere a realização com os motores Sudam ou com os motores Shifter.
Se liberado, o Pan voltará a ser realizado a partir de 2011.