Disputado na última semana (6 a 10 de maio) no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o Campeonato Pan-Americano de Kart é uma competição diferenciada, que reúne os principais pilotos da América do Sul em duas categorias, a Sudam e a Sudam Júnior. Outro fator diferenciado é a presença de diversas marcas de chassi utilizadas pelos competidores.
A Kart Mini, uma dessas marcas, esteve presente na competição e voltou para sua sede, em São Paulo comemorando amplo domínio na Sudam Júnior, com seu piloto oficial, o tocantinense Felipe Fraga. Além dele, o argentino Manuel Luque também foi destaque e, com Kart Mini, ele subiu no pódio, em terceiro lugar. Um terceiro piloto utilizou chassi Kart Mini, o uruguaio Facundo Garese, 10º colocado.
Apenas três pilotos, dentre os 15 competidores, utilizaram-se do chassi Kart Mini, o que marca ainda mais o excelente aproveitamento do chassi brasileiro, que competiu contra marcas mundiais, como Swiss Hutless, CRG, Tony Kart, Birel Itália e Intrepid, além da brasileira Birel Sudam.
O domínio de Fraga e da Kart Mini foi evidente durante toda a competição. O piloto da fábrica foi o mais rápido em vários treinos e garantiu a pole position. Nas duas classificatórias foi obrigado a abandonar com o motor travado quando estava bem posicionado, liderando. Na Pré-Final, porém, recuperou-se e, partindo da 12º posição, venceu, garantindo a pole para a Final.
Na Final, depois de um lindo duelo com Jonathan Louis, garantiu a vitória para a Kart Mini na última curva da última volta.
Manuel Luque foi outro destaque, construindo uma bela campanha. Na tomada de tempos o argentino foi o 11º, posição melhorada sensivelmente na Pré-Final, quando finalizou em 6º, para depois, na Final, garantir o pódio com o 3º lugar.
A Kart Mini agora se volta novamente para as competições nacionais e no próximo sábado (16) disputa mais uma etapa da Copa São Paulo Light.