Após liderar seis das oito sessões de treinos livres da categoria Sudam no Campeonato Pan-Americano de Kart, que está sendo disputado em Nova Santa Rita (RS), o paranaense Pietro Fantin (Silea Participações) conquistou a pole position da competição e quebrou o recorde do Kartódromo Internacional Velopark, com o tempo de 56.258, antes pertencente ao multi-campeão Sérgio Jimenez.
Depois do amplo domínio nos treinamentos, Fantin era considerado como um dos favoritos para conquistar a pole position na categoria Sudam. Além disso, esperava-se que o piloto quebrasse o recorde oficial da pista, já que durante os treinos-livres o piloto já havia superado o recorde, de forma extra-oficial.
Equipado com motores da Passoca Motorsport e com o chassi Kosmic, da Itália, Fantin admite que treinou muito para o Pan-Americano, sempre orientado por seu treinador, Ruben Carrapatoso, Campeão Mundial de Kart em 1998. “Tínhamos o objetivo traçado. Tive meu primeiro contato com o chassi da Kosmic lá na Itália. Ele é muito bom. A partir disso decidimos que iríamos competir com ele aqui no Pan. Treinamos muito durante os últimos meses, inclusive correndo na Europa”, disse o piloto, que compete pela Fejão Competições, com apoio da Quirino Racing.
O tempo de volta alcançado por Fantin, logo na primeira das duas sessões classificatórias, impressionou até os jornalistas que fazem a cobertura do evento. Após conseguir a volta voadora, Fantin optou por não participar da segunda parte da tomada de tempos. “Resolvemos poupar equipamento. Fizemos uma volta rápida e, com isso, optamos por não participar da segunda parte”, contou Fantin, que logo após a conquista participou do programa especial na transmissão ao vivo que o site do Velopark está realizando.
Neste sábado, Fantin disputará duas corridas classificatórias e no domingo participará de mais duas provas que definirão o campeão Pan-Americano de Kart em 2009. “Estou confiante. Temos um ótimo equipamento”, finalizou.