O piloto carioca Renato Jr. (Birel/ Memorial Saúde/ RS Designs/ ONS Motorsport) conseguiu um brilhante 6º lugar no Campeonato Sul-Americano de kart, categoria Cadete, no Rio Grande do Sul.
O campeonato foi disputado no circuito Velopark, e o piloto nunca havia treinado no local, fato que dificultou o final de semana. Na quinta-feira, quando teve o primeiro contato com a pista, no treino pela manhã conseguiu apenas o 16º tempo. Na parte da tarde fez o 15º tempo.
“Nesse primeiro dia estávamos um pouco indecisos do que fazer, pois tínhamos uma dúvida se o motor era ruim ou estaríamos tomando de pilotagem e equipamento”, comentou Onassis, da ONS Motorsport.
Na sexta-feira, quando teve o primeiro treino da manhã, fez 22º tempo, ou seja um tempo muito inferior ao que a equipe e o piloto estavam acostumados. No segundo treino Renatinho fez o 1º tempo.
“Então..., o automobilismo não tem mistério para mim, se você tem um motor pra empurrar, o restante eu tenho competência para fazer. O fato é que o motor do Renatinho não empurrava e solicitamos a troca e o resultado veio imediatamente”, disse Onassis.
Ainda na sexta-feira houve o cronometrado, que foi dividido em dois grupos e mas uma vez o piloto carioca foi prejudicado por ter caído em uma chave fraca e, conseqüentemente, Renatinho conseguiu apenas 11º tempo no grid, e ainda perdeu mais duas posições pela troca de motor, largando em 13º.
O sábado, dia da pré-final ,foi mais positivo para a equipe e o piloto. Logo pela manhã Renatinho cravou 2º tempo no warm-up, fato que colocava o piloto na linha de frente. A pré-final veio com um resultado muito positivo, pois largara de 13º e chegara em 6º lugar, posição que largaria na final de domingo.
No domingo, dia da corrida Renatinho no warm-up se colocava em 5º lugar, posição que lhe dava boas chances para corrida final. “A corrida foi muito boa para mim, pois na largada conseguimos pular para 5º posição logo na primeira curva, daí por diante imprimi um ritmo forte como sempre. Quando estava em 3º lugar sofri um toque que me colocou em 8º lugar faltando três voltas para o final. Ainda assim consegui fazer mais duas ultrapassagens e cheguei em 6º lugar num grid de 33 pilotos de toda a América do Sul”, contou o piloto.
“Gostaria de lembrar que todos os pilotos que chegaram a minha frente, com exceção do Sereia, ou são pilotos local e moram aqui ou pilotos que estão periodicamente participando de campeonatos aqui no Velopark. Esse campeonato não estava determinado para fazermos, pois decidimos a inscrição na última semana”, lembrou o piloto Renato Jr.
Essa semana o piloto carioca estará em Aldeia da Serra para disputar a quarta etapa e 1º turno da Copa São Paulo Light na qual é vice-líder a dois pontos do líder.