Foi realizado no último final de semana (9 e 10), no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o Campeonato Sul-Americano de Kart. O evento, disputado em conjunto com Pan-Americano de Kart, reuniu mais de 90 pilotos, 33 deles só na categoria Cadete, onde compete Vinícius Papareli.
O piloto da WR Motores/ Kart Mini/ Unicerta ABC/ MotorBiz treinou durante a semana, e esteve sempre entre os mais rápidos, classificando-se para a pré-final na quarta posição do grid de largada. Entretanto, Vinícius largou em segundo, devido à perda de posições de dois competidores, por trocas de motores.
A pré-final foi disputada no sábado, e Papareli acabou tendo problemas. Envolvido em pequenos toques, e após a prova ser paralisada por causa de um acidente de maiores proporções, o piloto perdeu posições e, na tentativa de recuperá-las, rodou quando ocupava a sétima colocação, terminando a prova apenas em 18º lugar.
Parecia uma missão quase impossível obter um bom resultado na prova final, disputada no domingo, já que o piloto partiria da posição onde terminou o dia anterior. “Mas eu estava tranqüilo, sabia que dava para ir para frente. Logo no começo arrumei um colega para andar comigo e fomos avançando juntos”, conta Vinícius.
Papareli foi então para a final com muita garra e concentração. Com um ritmo de corrida impressionante e ultrapassagens limpas e precisas, Vinícius emocionou quem assistia a corrida das arquibancadas e dos boxes, onde foi muito elogiado por pilotos e preparadores, após a prova.
Ultrapassou nada menos que 15 adversários, inclusive o colega que andava junto, e chegou à terceira posição, finalizando a prova apenas dois segundos atrás dos líderes, Yurik Carvalho (vencedor) e Victor Hugo Matzenbacker (vice). De quebra, Papareli quebrou o recorde da pista para a categoria Cadete, com o tempo de 1:09.840s.
“Se eu tivesse mais umas três ou quatro voltas, chegaria nos líderes para disputar a vitória. Estou muito feliz com esse resultado e tenho que agradecer à minha família, que me apoiou muito, ao Fábio da Kart Mini e ao Danilo da WR Motores, que foram fantásticos, acreditaram em mim o tempo todo e me deram um kart perfeito”, concluiu Vinícius.
Vinícius Papareli prepara-se agora para os próximos desafios nas pistas. Já no próximo sábado (16), em Aldeia da Serra, disputa a quarta etapa da Copa São Paulo Light 2009. Em junho, vai a Florianópolis para a última etapa do Campeonato Sul-Brasileiro, no qual venceu a primeira etapa e neste momento ocupa a quinta posição na classificação geral.