O Pan-Americano de Kart começa a entrar em sua fase mais quente a partir de hoje, logo após os treinos da manhã e um pequeno treino de aquecimento no início da tarde.
É quando começarão as tomadas de tempo, que definirão os grids de largada para algumas categorias ou os grupos para as provas classificatórias em outras.
A Cadete e a Pré Júnior, que disputam o Sul-Americano, terão corridas simples, com seus grid definidos pelos resultados das tomadas. A primeira delas é a Pré Final, que nada mais é do que uma tomada de tempos de luxo, ou seja, definirá o grid de largada para a Final, que é a que realmente aponta o campeão. Quem vencer esta prova é o campeão.
A complexidade do Pan está reservada mesmo para a Sudam e Sudam Júnior, categorias que obedecem o regulamento FIA e que seguem o mesmo molde do Europeu e do Mundial.
De acordo com o resultado da tomada de tempos os pilotos serão separados em grupos, três na Sudam Júnior e quatro na Sudam.
Estes grupos se enfrentarão entre si em corridas e, conforme a ordem de chegada, os pilotos receberão pontos negativos. O vencedor perde zero, o segundo dois, o terceiro três, o quarto quatro, e assim sucessivamente.
Encerradas as classificatórias, os 34 pilotos que menos pontos perderem estarão classificados para a Pré Final, que definirá o grid de largada da grande prova Final, que novamente apontará os campeões. No caso da Sudam, que tem 40 pilotos competindo, seis deles terão que fazer suas malas e olhar o Pan da mesma forma que nós: de fora da pista.