publicidade
06/06/2016 08:58

Sede do Brasileiro, Circuito Paladino chega à fase final de homologação pela FIA

Fonte: Circuito Paladino


Foto: Divulgação

O “internacional” do nome não é à toa: o Circuito Paladino está chegando na fase final de homologação da Federação Internacional de Automobilismo, que no mês de maio realizou uma avaliação do complexo para verificação geral do traçado e dos itens que o compõem.

A simulação realizada pela FIA na pista é feita digitalmente e traz uma avaliação que ajuda aos pilotos, apresentando o que seria uma linha ideal de corrida. Essa rota “perfeita” indica qual deve ser o desenho de percurso nas curvas, tanto na movimentação do kart como na velocidade. A simulação é feita considerando toda a geografia da pista, até mesmo dados de relevo.

O relatório indica, por exemplo, uma velocidade máxima de 128 km/h na reta principal, onde está o grid de largada. Já o ponto mais lento, onde a velocidade máxima é de 71 km/h, é o “S” que antecede o final da pista. Quem compareceu à 1ª etapa do Paraibano sabe que esse é um trecho difícil, por ser uma sequência de curvas numa subida.

Para a FIA, a velocidade média no Paladino é de 90 km/h, podendo-se chegar a um pico de 128,78 km/h e um mínimo ideal de 72,52 km/h. O tempo para cumprir todo o traçado nessa dinâmica é de 50,598 segundos. Nas palavras do próprio relatório, “o desenho da pista é interessante e bem concebido”. Muitos itens como entrada e saída de pit e distâncias entre faixas, foram avaliados positivamente.

O processo para a homologação da pista continua e terá sua última avaliação durante o mês de julho. A partir daí o Paladino estará pronto para receber eventos da FIA na Paraíba.

PARAIBANO – O Campeonato Paraibano, realizado no Circuito Internacional Paladino, continua a todo vapor. A 2ª etapa do evento acontecerá no próximo dia 2 de julho. A mudança ocorreu devido a uma readequação de calendário, baseada em outros eventos nacionais, visando beneficiar os pilotos.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!