A CBA e a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA)
vistoriaram na última quarta-feira (29) as obras do Kartódromo de Araucária, na
região Metropolitana de Curitiba. A previsão de conclusão das obras é para
outubro de 2019.
A vistoria foi feita por Pedro Sereno, presidente da Comissão
Nacional de Kart, órgão da CBA; e por Rubens Gatti, presidente da FPrA. Também
acompanharam os trabalhos Fernando Túlio, da Araucária Motors Sports; e
Alexandre Lagana, da Comissão Paranaense de Kart, órgão ligado à FPrA.
Os dirigentes puderam verificar que o cronograma de obras
está bem adiantado. O complexo terá pista com 1.200 metros, com oito de
largura, e 12 opções de traçados; 200 boxes e parque fechado com 1.000 metros
quadrados.
A primeira fase da obra ficará pronta em novembro, com a
pista principal, 100 boxes, pista de kart indoor, parque fechado e iluminação
para competições à noite. A segunda fase, com previsão para entrega em
fevereiro de 2019, compreenderá praça de alimentação com lanchonetes e
restaurantes; mais 100 boxes; torre de cronometragem; sala de imprensa; lojas e
centro de treinamento.
A terceira fase tem previsão de entrega para junho de 2019,
com pista de aeromodelismo e pista infanto-juvenil. A quarta e última fase tem
previsão de conclusão para outubro de 2019, com pista de automodelismo, pista
indoor para 6 HPs e restaurante na área do parque fechado.
Rubens Gatti, presidente da FPrA, destaca que o Kartódromo
de Araucária ficará em uma região muito bonita, o projeto é muito interessante
e se enquadrará como um dos melhores kartódromos do Brasil. “É um projeto arrojado que irá fazer com que
o kartismo do Brasil e do Brasil cresça muito nos próximos anos”, declara
Rubens Gatti.
Por sua vez, Pedro Sereno frisa que o projeto é muito
interessante, tem uma inovação a nível de Brasil, que é uma trincheira com uma
passagem por baixo e inova ainda mais com duas passagens por cima, sob o
viaduto. A pista é seletiva, o projeto de parque fechado também é inovador, com
a parte de boxes feita em paddocks, com ruas, como é hoje na Europa.
“Gostei muito, vamos
precisar dar alguma ajustada em áreas de escapes e colocar o viaduto dentro das
normas de segurança que a Federação Internacional de Automobilismo exige. Não é
nada complicado. Será um kartódromo revolucionário, próximo a Curitiba, que irá
agradar muito aos kartistas de todo o Brasil”, diz Pedro Sereno.
Também na quarta-feira, a FPrA vistoriou a obras de recape
asfáltico e alargamento do kartódromo de Rio Negro, a 114 quilômetros de
Curitiba. Participaram da vistoria, Rubens Gatti, Alexandre Lagana e Carlos
Reynaud, assessor jurídico do Kart Clube de Rio Negro.
Rubens Gatti informa que toda a pista está sendo recapeada e
alargada para oito metros e deverá se tornar a pista mais rápida do Paraná. “Será mais uma opção de kartódromo no
Paraná”, acentua Gatti.