publicidade
11/12/2018 14:06

Copa Super Paraná conheceu os campeões de sua primeira edição no último domingo no Raceland

Fonte: Eni Alves


Foto: Eni Alves

A Associação de Pilotos de Kart da Região Metropolitana de Curitiba encerrou a primeira temporada da Copa Super Paraná no último final de semana. Assim como nas etapas anteriores, o Kartódromo Raceland Internacional, em Pinhais, ficou movimentado na Super Final, com a participação de 96 pilotos inscritos.

No sábado, depois dos treinos oficiais de todas as classes, o Raceland foi palco do 1º Desafio APK de Endurance F4, novidade na etapa. Os participantes, em duplas ou individuais, colocaram 11 karts na pista para uma disputa de duas horas de duração em que a resistência, a força, a melhor estratégia e o bom trabalho em equipe definiram o resultado.

A dupla formada pelos pilotos Gabriel Paiva / Luís Trombini conquistou a pole position, mas não conseguiu manter a posição após a largada. Assim, o kart da dupla G. Marques / R. Pinheiro assumiu a ponta até a terceira passagem, quando o kart de Pedro Ebrahim e José Muggiati Neto lhes tomou a posição.

Com três paradas regulamentares de 7 minutos a cada, seis equipes estiveram na liderança. E a que permaneceu por mais tempo, quase 70% das 114 voltas, foi da dupla Ebrahim / Mugiatti, que venceu a competição.

No domingo foram realizadas as tomadas de tempos e as duas provas das categorias Mirim, Cadete, Cadete Rookie, Novatos, Júnior Menor, Shifter, Sênior A, B, e Super Sênior, F4 Graduado e F4 Master, OldV4, Karts Históricos.

Os karts da classe OldV4 abriram as atividades de competições e o piloto Claudio Kiryla conduziu o pelotão na largada. As disputas foram intensas em várias posições e a liderança foi revezada por Kiryla, José Pinheiro e Marcos Ramos, mas foi o piloto José Córdova, que largou do final do grid, que assumiu a liderança na penúltima passagem e foi o primeiro a receber a bandeira quadriculada.

Na segunda prova, pela inversão do grid dos cinco primeiros colocados, Klocke largou na frente, mas demorou apenas duas voltas para Córdova tomar a posição de líder e vencer a corrida. Na soma dos resultados, Córdova subiu no alto do pódio ladeado por Marcos Ramos, em segundo lugar e José Pinheiro em terceiro. Glaucio Bley e Marcelo Karan completaram os cinco degraus. A categoria teve a participação do presidente da APK, Alfredo Ibiapina, que estava há 19 anos não pilotava um kart. Com a quebra do equipamento na segunda prova, ele encerrou na 11ª posição, entre os 16 participantes.

Na categoria Sênior, dividida nas classes A, B e Super, Leonardo Torres, da A, venceu as duas baterias, a Super Final e é o campeão da Copa SPK.  Como prêmio, Torres fará dupla com um piloto da Sprint Race na última etapa da competição, que será realizada no próximo final de semana, em Interlagos. Alessandro Xavier encerrou a etapa em segundo lugar e Fernando Scotti em terceiro.

Na Sênior B, Gonçalo Allage foi absoluto vencendo as duas provas e conquistando o título de campeão da Copa SPK. Rafael Mansur foi o vice-campeão da etapa e da temporada 2018. Manoel de Queiroz conquistou o primeiro lugar no pódio da Super Sênior na Super Final, mas o título de campeão da Copa SPK ficou com Markenson Marques, vice-campeão da rodada.

Na F4 Graduado o jovem piloto Diego Said confirmou o título de campeão da Copa SPK ao vencer as duas corridas da Super Final. Iuri Ziemer é o vice-campeão da rodada e da temporada 2018. Said irá receber da RBC Motorsport um motor Honda 0 km como prêmio por conquistar o título máximo da categoria. Samurai Sam venceu de ponta a ponta as duas provas da F4 Master, conquistou o título de campeão da etapa e da Copa SPK. Nestor Ferens, encerrou a rodada em segundo lugar e é vice-campeão do certame.

A Super Final teve duas corridas com karts Históricos restaurados de 1973 a 1990. A categoria teve dois campeões: Ricardo Rizzo, com um kart de 1989, venceu pela regularidade. Marcos Ramos, também com um kart de 1989, foi o campeão pela velocidade. Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo participou das provas e foi um dos destaques com um kart Max Mini de 1973, o mais antigo do grid.

Gustavo Kiryla conquistou todos os pontos da última rodada, o troféu de campeão da Super Final e da temporada 2018 pela categoria Shifter. Pedro Ebrahim alcançou o segundo lugar na etapa, enquanto Felipe Wolf, que ficou com a 6ª posição, é o vice-campeão da Copa SPK. A categoria contou com a participação de um dos membros da APK, o assessor jurídico Bruno Risseto, que fez duas grandes provas e terminou a etapa no 3º degrau do pódio. Pela Sixspeed, Sergio Botto levou o troféu da etapa, mas ficou com o de vice-campeão da Copa SPK. O título máximo da categoria é de Claudio Kiryla, 3º na rodada.

Durante o ano todo os pilotos da Cadete, que fazem parte da base do automobilismo nacional, deram um show de pilotagem. Os dois principais concorrentes ao título chegaram a Super Final empatados em número de pontos e o vencedor só foi definido no ato da bandeirada final na segunda prova. Eduardo Araújo cruzou a linha de chegada em primeiro lugar nas duas disputas, faturou o título de campeão da Super Final, da temporada 2018 e vai receber da RBC um motor Honda 0km como prêmio. Alfredinho Ibiapina é o vice-campeão da rodada e da Copa, enquanto na classe Rookie, Romullo Ribas encerrou com duas vitórias e o maior título da Copa SPK. João Vinícius dos Santos é o vice.

Filipe Vriesman conquistou o lugar de honra no pódio e o troféu de campeão do certame pela categoria Mirim. Augustus Toniollo chegou em segundo na rodada e faturou o vice.

A Copa SPK, promovida e organizada pela APK, teve o patrocínio da Intersept Segurança, M&L Produções e contou com o apoio da Sanepar, WL Impressões e Auxiliar Serviços
 
Confira o campeão e o vice em cada categoria: 
Mirim
Campeão – Filipe Vriesman
Vice-campeão – Augustus Toniolo

Cadete
Campeão – Eduardo Araújo
Vice-campeão – Alfredinho Ibiapina

Cadete Rookie
Campeão – Romullo Ribas
Vice-campeão – João Vinícius dos Santos

Júnior Menor
Campeão – Gabriel Paiva
Vice-campeão – Luís Trombini

Júnior
Campeão – Pedro Ebrahim
Vice-campeão – Brayan Rezende

Novato
Campeão – Victor Brisolara
Vice-campeão – Leonardo Roth

Graduado
Campeão – Guilherme Lioi
Vice-campeão – João Pedro Guimaraes

Sênior A
Campeão – Leonardo Torres
Vice-campeão – Fernando Scotti

Sênior B
Campeão – Gonçalo Allage
Vice-campeão – Rafael Mansur

Super Sênior
Campeão – Markenson Marques
Vice-campeão – Manoel de Queiroz

F4 Graduado
Campeão – Diego Said
Vice-campeão – Iuri Ziemer

F4 Master
Campeão – Samurai Sam
Vice-campeão – Nestor Ferens

Shifter
Campeão – Gustavo Kiryla
Vice-campeão – Felipe Wolf

Sixspeed
Campeão – Claudio Kiryla
Vice-campeão – Sergio Botto

O resultado do 1º Desafio APK de Endurance F4:
1 Pedro Ebrahim / José Muggiati Neto
2 Roberto Marlageon / Leonardo Cruz, a 51.441
3 Gabriel Paiva / Luís Trombini, a 1 Volta
4 G.Marques / R.Pinheiro, a 1 Volta
5 Alessandro Marchini / Leonardo Torres, a 1 Volta        
6 Manoel de Queiroz, a 1 Volta
7 M.Pereira / Bruno Risseto, a 2 Voltas
8 M.Vertuoso / Armando, a 3 Voltas
9 Florial Jr / J.Franco, a 4 Voltas
10 Fernando Scotti / L. Nunes, a 12 Voltas
11 Enzo Macena / Brayan, a 12 Voltas

  • Não há comentários cadastrados até o momento!