No último sábado, no Raceland Internacional, aconteceu o 1º Desafio dos Campeões, que reuniu as categorias Cadete, Master, Master SS e Shifter. O evento reuniu o maior grid da história do kartódromo em campeonatos regionais.
Vinte e nove pilotos competiram na Master, dentre eles pelo menos quatro campeões brasileiros. Nas semanas que antecederam o evento teve vez a campanha “Amigos do Raceland”, quando diversos mecânicos, chefes de equipe e funcionários fizeram um mutirão e restauraram jardinagem, placas, muros e estacionamento, de tal forma que o palco do espetáculo ficou muito bonito.
O Desafio contou com cronometragem “live timing”, inclusive no Parque Fechado, locutor, volta na caminhonete para os campeões, solenidade com Hino Nacional, DJ na pick-up da Midway, familiares dos pilotos na torcida e um público muito animado.
“Desde a inauguração do Raceland eu não via este kartódromo tão movimentado durante a semana”, comentou Irineu Rosa, um dos preparadores que tem a sede de sua equipe no Raceland. Pilotos de Londrina, Guarapuava, Santa Catarina, São Paulo, Joinville e do Beto Carrero se juntaram aos de Curitiba no grid. Além do piloto hexacampeão de kart Sérgio Jimenez, o octacampeão Renato Russo também enviou um self-vídeo do mundial de Rotax em Portugal, desejando sucesso a todos, o que foi exibido no Kartnight.
Na grande final as disputas foram muito duras. Na Master, Alessandro Xavier, que largou em 3º, logo superou Fernando Scotti para liderar até a bandeirada final após 17 voltas, sagrando-se o primeiro vencedor do Desafio dos Campeões. Fernando Scotti manteve-se em segundo e Markenson Marques partiu de 11º para buscar seu lugar no pódio e a volta na caminhonete.
A Master SS, dedicada a pilotos que participaram desta categoria na 6ª Copa Pinhais, correu no mesmo grid e a única diferença técnica é que podiam optar por coroa de 75 dentes, enquanto na Master era permitido apenas com 74. O campeão foi Marcos Ramos, seguido por Paulo Doro e Carlos Gonzalez.
Disputas acirradas marcaram a decisão na Shifter, mas a grande batalha travou-se entre os dois primeiros, Leonardo Cruz e Wagner Ebrahim, que tentou assumir a ponta por pelo menos três vezes. Cruz, entretanto, conseguiu segurar a posição para receber a bandeirada como o primeiro campeão da categoria no Desafio dos Campeões.
A Cadete viu duras trocas de posição com as disputas em vácuo entre João Guilherme, Luís Trombone Neto, Isabelle Torres e Gabriel Paiva, mas João Guilherme levou a melhor, cruzando em primeiro na Final para levar o troféu do Desafio dos Campeões.
Os comissários técnicos da Federação Paranaense de Automobilismo foram bastante rigorosos nas vistorias e os Comissários Desportivos também seguiram o mesmo critério, penalizando e até desclassificando pilotos por atitudes antidesportivas, pois este é um dos valores que os idealizadores do evento não abrem mão. Para enfatizar este compromisso, além da adesão no www.corajosamenteeticos.com.br como condição para a inscrição on-line, havia um outdoor gigante no Raceland dizendo “PILOTE COM ÉTICA DESPORTIVA”.
No KARTNIGHT houve homenagem para o piloto Paulo Dóro por continuar muito ativo nos grids, aos 66 anos. Todas as equipes de mecânicos que trabalharam na campanha “Amigos do Raceland” receberam cestas de natal e brindes de presente. Os preparadores campeões também foram homenageados com troféus, além dos três melhores pilotos em cada categoria.
Este evento ocorreu por iniciativa e patrocínio dos pilotos Markenson Marques (Cargolift)) e Claudio Kiryla (GKV Racing), que contaram com o apoio do patrocinador oficial Pasqualotto & GT Empreendimentos.
A premiação ocorreu na noite de sábado na badalada KARTNIGHT no (+55), com o show humorístico do grupo TESÃO PIÁ, que animou a todos. O evento tem foco em poucas categorias para grids lotados e foco na diversão em família com celebração pelo encerramento do ano. “Já estamos planejando o II DESAFIO para 2016 que será ainda melhor e que já tem presença confirmada do octacampeão Renato Russo”, comentou Claudio Kiryla, piloto e idealizador do evento junto com Markenson Marques.
Confira os resultados:
CADETE
Campeão - JOÃO GUILHERME
Vice-campeão - LUIS TROMBINI NETO
3ª colocada - ISABELLE TORRES
Preparador Campeão - RODRIGO PAIXÃO
MASTER
Campeão - ALESSANDRO XAVIER
Vice-Campeão - FERNANDO SCOTTI
3º colocado - MARKENSON MARQUES
Preparador Campeão - NERI RACING
MASTER SS
Campeão - MARCOS RAMOS
Vice-campeão - PAULO DÓRO
3º colocado - CARLOS GONZALEZ
Preparador Campeão - ROBERTO RACING
SHIFTER
Campeão - LEONARDO CRUZ
Vice-campeão - WAGNER EBRAHIM
3º colocado - RONALDO DE OLIVEIRA
Preparador Campeão - JEFFERSON NEVES