No 51º Campeonato Brasileiro, disputado em julho passado, ele foi campeão vencendo todas a baterias. Isso se repetiu neste fim de semana em Cascavel, região oeste do Paraná. O pernambucano Kiko Porto (Coco do Vale / Petromega / BF / Victória Racing / Élder Racing) entrou na pista do Kartódromo Delci Damian, para disputar três baterias e dois campeonatos: o Paranaense, em etapa única, e também o Open da Copa Brasil, este último preparatório para o torneio que será realizado entre os dias 09 e 15 do mês de outubro, a Copa Brasil.
O principal objetivo de Kiko nesta prova era conhecer melhor o traçado do kartódromo. Mas desde o primeiro dia de treinos, nem parecia que o pernambucano experimentava as curvas e retas da pista pela primeira vez. Com exceção do primeiro treino livre, quando ficou apenas com o 3º tempo, ele sempre foi o mais rápido, tanto nos demais treinos, como na tomada que definiu o grid de largada. Ou ainda no treino de aquecimento, antes das duas baterias do sábado.
Depois de vencer as duas baterias classificatórias e entrar na final com a vantagem de largar na pole position, Kiko Porto não teve problemas para assumir a ponta e disparar na liderança na prova, logo após a largada da final. Abrindo vantagem desde as primeiras curvas, marcou a melhor volta da corrida e depois das 20 voltas cruzou a linha de chegada na frente, com mais de 5 segundos de vantagem para o segundo colocado, o mineiro, Rafael Araújo.
“Pode até parecer, mas não foi fácil. Tive bons pilotos disputando aqui comigo esse título, principalmente o pessoal da casa, que conhece a pista muito bem. Mas tenho que agradecer a Deus, minha família mais uma vez e minha equipe que me deu um carro perfeito para conquistar mais esses títulos”, comentou o novo Campeão Paranaense da categoria Júnior Menor.
Curiosamente Kiko Porto agora detém o título em cinco estados diferentes: tricampeão Pernambucano, Tricampeão Paraibano, Campeão Alagoano, Campeão Potiguar e agora Campeão Paranaense. Sem esquecer que este ano ele já “levou” o Brasileiro.
O piloto terá uma folga de duas semanas antes do próximo compromisso, a 8ª etapa do Copa São Paulo KGV, que será disputada no dia 1º de outubro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos.