Domingo de sol e muito calor em Londrina, no norte do Paraná, onde neste domingo terminaram as disputas do Campeonato Paranaense. A competição contou com a participação de pilotos de cinco Estados e, além de definir os campeões paranaenses, classificou 18 pilotos para a Copa das Federações, que começa no próximo dia 27, em Vespasiano, Minas Gerais. Vão para a Copa das Federações os campeões e vice-campeões de todas as categorias.
Na pista do Kartódromo Luigi Borghesi, belas disputas, com vibração daqueles que se tornaram campeões e lamentos daqueles que deixaram escapar o título por entre os dedos. João Pedro Vilella, de Curitiba, venceu as duas baterias da categoria Júnior Menor e se sagrou campeão, tendo como vice-campeão Alex Baldissera.
Na categoria Júnior, Fernando Bueno, de Curitiba, comemorou o título com vitória no sábado e no domingo. Com uma atuação impecável, Gustavo Jorge, de Araucária, largou da pole, venceu a bateria de ontem e de hoje e garantiu o título da categoria Cadete, somando 22 pontos, contra 16 de João Rodrigues.
A categoria Mirim teve um duelo de paulistas. Breno Forte, de São Paulo, e Gabriel Crepaldi, de Birigui, terminaram a competição empatados, com 20 pontos cada um. Mas Breno comemorou o título por ter vencido a segunda bateria, disputada hoje.
Flávio Lisboa largou na pole position e venceu as duas baterias da categoria Novatos, garantido o título. Como ele já tinha a vaga na Copa das Federações por ter sido campeão no Sul-Brasileiro, a vaga do Paranaense vai para Douglas de Jesus, que terminou na terceira colocação.
Em uma das provas mais emocionantes do campeonato, o londrinense Pedro Saderi conquistou o título da categoria Graduados. Ele largou em segundo, chegou a cair para sexto e na penúltima volta assumiu a liderança para garantir o título. Pedro somou 20 pontos, empatando com o cascavelense Gustavo Myasava, que venceu ontem e se classificou em segundo hoje. Mas como o critério de desempate é a segunda bateria, Saderi ficou com o título.
Rodrigo Antonini, de Rolândia, comemorou o título da categoria Sênior ao vencer a bateria de hoje. Ontem ele havia sido o segundo colocado e terminou a competição com 20 pontos, empatado com o gaúcho Fernando Pastro, que havia vencido ontem e foi segundo hoje. Antonini levou o título pelo critério de melhor resultado na segunda bateria.
O título de campeão paranaense da categoria F4 é do sul-mato-grossense Renato Cavalcanti. O piloto de Nova Andradina largou na pole e venceu as duas baterias. Ele somou 22 pontos, ao passo que o vice-campeão é Rodrigo Franchello, de Londrina, que somou 17 pontos.
O Paranaense foi encerrado em grande estilo. Jédson Vicente, de Cambé, venceu a categoria Super Sênior, ao ultrapassar Doglas Pierosan e Fernando Pastro na última curva e se sagrou campeão, levando a torcida ao delírio. Ele somou 18 pontos, a mesma pontuação de Doglas Pierosan.
O Campeonato Paranaense de Kart foi promovido e organizado pela AKRL (Associação de Kartistas da Região de Londrina), com supervisão da FPrA (Federação Paranaense de Automobilismo).
NOTA DO KART MOTOR: O ponto negativo, no entanto, ficou com a segurança, ou a falta parcial dela, já que aconteceu uma série de furtos nas dependências do Kartódromo Luigi Borghesi.
O fotógrafo Orlei Silva teve sua câmera fotográfica e uma lente – uma Canon 7D e uma 70/200 2.8L – roubadas, segundo ele de dentro de uma das salas administrativas. Segundo outra fonte, o roubo foi na lanchonete. Os roubos passaram também por estepes de seis caminhonetes de equipes, estes no estacionamento.
Foram providenciados os devidos boletins de ocorrência e os lesados solicitam providências dos responsáveis.
Classificação final do Campeonato Paranaense de Kart de 2012
JÚNIOR MENOR
1º) João Pedro Vilela, com 22 pontos
2º) Alex Baldissera, com 18 pontos
JÚNIOR
1º) Fernando Bueno, com 22 pontos
2º) Matheus Marini, com 18 pontos
CADETE
1º) Gustavo Jorge, com 22 pontos
2º) João Rodrigues, 16
3º) Matheus C. Pereira, 16
4º) José Muggiati Neto, 15
5º) Pedro H. Adami, 10
6º) Rafael Lisboa, 9
7º) Mateus J. T. da Silva, 8
8º) Enzo Petrocini, 7
9º) Arthur Vargas, com 5 pontos
MIRIM
1º) Breno Forte, com 20 pontos
2º) Gabriel Crepaldi, com 20 pontos
NOVATOS
1º) Flávio Lisboa, com 22 pontos
2º) Nathaniel Bueno, 15
3º) Douglas B. de Jesus, 14
4º) Gustavo Kiryla, 9
5º) Vinicius T. de Araújo, 8
6º) Gustavo do Lago, 7
7º) Antônio A. Matiazzi, com 7 pontos
GRADUADOS
1º) Pedro Saderi, com 20 pontos
2º) Gustavo Myasava, 20
3º) Nicolas Gatto, 15
4º) Rafael Smaniotto, 13
5º) Diogo Dalchiavon, 12
6º) Leonardo G. Cruz, 9
7º) Giovanni Tavares, 7
8º) Murilo Barcellos, 6
9º) George Karan, 6
10º) Rodrigo Elger, com 3 pontos
SÊNIOR
1º) Leandro Antonini, com 20 pontos
2º) Fernando Pastro, 20
3º) Marco A. Sarot, 16
4º) Mateus Drugovich, 13
5º) Carlos E. de Souza, 10
6º) Marcelo Carani, 8
7º) Luiz F. da Silva Baú, 6
8º) Aldo H. Inoue Júnior, 5
9º) Jaime Agostinho, 5
10º) Júlio C. Conti, 4
11º) Wagner de Carvalho, 3
12º) Victor C. Brochado, 2
13º) Clederson F. da Cruz, sem pontos
F4
1º) Renato Cavalcanti, com 22 pontos
2º) Rodrigo A. Franchello, 17
3º) Lucas C. do Valle, 14
4º) Maycon A. de Andrade, 14
5º) Everton Trevisan, 12
6º) Rodrigo H. Vicente, 8
7º) Francisco E. de Oliveira, 6
8º) Eduardo R. H. Giglio, 6
9º) Sérgio Hayashi, 5
10º) Vicente R. Neto, 4
11º) Samuel Ferreira Júnior, 2
12º) Luiz Ariji, 2
13º) Matheus A. Martins, sem pontos
14º) João Yokohama, sem pontos
15º) Olívio C. Perin, sem pontos
SUPER SÊNIOR
1) Jedson J. Vicente, com 18 pontos
2º) Doglas Pierosan, 18
3º) Carlos Saderi, 15
4º) Fernando Pastro, 14
5º) Antônio de Oliveira Júnior, 11
6º) Luciano R. Munhoz, 8
7º) Paulo R. Doro, 7
8º) Osvaldo Drugovich Junior, 5
9º) Márcio do Lago, 5
10º) Everson de Aquino, 5
11º) Sérgio Botto, com 5 pontos