publicidade
08/08/2007 11:25

Pilotos da F4 deram show em Guarapuava. Vitória ficou com Jandre Nunes

Fonte: Mané Brasil - Grid Banda B


Foto: Divulgação

Jandre Nunes


Desta vez com uma caravana um pouco maior - 16 pilotos - que saiu de Curitiba para participar como convidados, a Fórmula 4 disputou e incrementou a festa do Campeonato Paranaense de kart, prova que foi realizada no Kartódromo em Guarapuava neste domingo (6). Além da prova da F-4 o evento que teve supervisão da FPA (Federação Paranaense de Automobilismo) estavam em disputas os troféus das categorias Cadete, Fórmula Kart B-125, Fórmula Kart A- 125, Five Speed B e Five Speed A.

Na F-4, os pilotos buscando alternativas para realização de eventos, se reuniram, criaram um regulamento e organizaram esta prova que conta com motores sorteados da MFK Racing e uma das principais características desta competição é o equilíbrio já que os motores possuem uma preparação standart em todos os karts, contando sempre a perícia do piloto e a preparação dos chassis. Segundo a organização da categoria, o intuito é a redução de custos e a renovação da categoria, que passa por um momento difícil em função da falta de recursos e de altos custos para realização de provas.

Algumas alternativas foram criadas para o evento, como um "pool" de mecânicos, onde cada um trabalhou com um numero definido de karts. Segundo Diego Fernandes e Camilo Chaby, o evento foi feito para, em primeiro lugar, baixar os custos, principalmente com relação a pneus que foram liberados e a "cooperativa de mecânicos". Mesmo a prova sendo realizada em Guarapuava, 20 karts fizeram parte do grid, sendo 16 pilotos de Curitiba e 4 pilotos da região. Em função do sucesso demonstrado nestas duas etapas, já começou a haver interesse em outras cidades do interior para levar o "circo" para estas cidades. Segundo Camilo, a idéia é realmente esta, levar a F-4 para o maior número de cidades possível e fazer este mesmo trabalho em Curitiba, no Kartódromo  Raceland.

A Copa 13hp de Kart
Os pilotos ao final do evento estavam muito contentes com os resultados, pois o principal aspecto era que houvesse mínimos problemas e que para o público as baterias fossem bastante disputadas. Isso realmente aconteceu mais uma vez. Nesta etapa, diferente de Pato Branco, Diego Fernandes já não foi tão soberano e entraram na briga Jandre Nunes, Ulisses Ribeiro e Camilo Chaby.

Outro aspecto bastante interessante foi o traçado cheio de curvas e com descidas e subidas, o que deu um "charme" especial, já que quase nenhum dos pilotos conhecia o traçado. Após a prova a maioria dos pilotos estava bastante cansada, já que o número de curvas e a concentração foi bastante importante para esta prova.

A Corrida - 1ª Bateria
Em função do aspecto segurança, o diretor de prova da FPRA, Lagana, optou por largada parada, já que a primeira curva era um dos pontos críticos da pista, com uma freada muito forte. Logo na largada Jandre pulou na frente, seguido por Diego e em terceiro Ulisses. Os karts passaram ilesos na primeira curva, mas antes da segunda curva Osmar levou um toque de Zaniolo e já ficou para trás. Na segunda curva quatro karts ficaram enroscados e Vicente e Claudinor (Pico) caem para as últimas posições.

Lá na frente Diego tentava desestabilizar Jandre para que o mesmo cometesse erros, mas até metade da corrida as três primeiras posições continuaram as mesmas, até que Diego ultrapassou Jandre. Na volta 28 aconteceu um acidente entre Justino e Thiago Santos, fazendo com que a bandeira vermelha interrompa a prova e como faltavam poucas voltas para o final a prova foi encerrada.

Resultado Final da Bateria
1) Diego Fernandes
2) Jandre Nunes
3) Ulisses Ribeiro
4) Camilo Chaby
5) Marcos Barbosa
6) Marcos Zaniolo
7) José Oliveira
8) Osmar Polydoro
9) João Souza
10) Daniel Bitenkurt
11) Claudinor Brum (Pico)
12) Mauro Mandin
13) Thiago Santos
14) Joel Almeida
15) Jilmario Daru
16) Vicente Rando Neto
17) José Losso
18) Edinho Marnes
19) Guilherme Mandin
20) Emauel Laroca

2ª Bateria
Na segunda bateria um dos aspectos interessantes é a troca dos motores entre últimos colocados e primeiros e isto, segundo Enéas, da MFK, serve para mostrar que realmente os motores são equalizados e que existem poucas diferenças e como foi dito o que conta é o acerto do kart, chassi, chão e calibragem dos pneus. Na segunda bateria o grid de largada foi feito conforme resultado da primeira e Diego largaria na frente, mas por 900 gramas ele e Edinho Marnes foram desclassificados e largaram nas últimas posições, ficando na primeira fila Jandre Nunes e Ulisses Ribeiro.

Novamente a largada é parada e Jandre pulou bem na frente e venceu a prova de ponta a ponta, apesar de nas últimas voltas sofrer grande pressão do segundo colocado Ulisses Ribeiro. Diego, que largou em último já estava se aproximando do quarto colocado, quando se envolveu em um acidente com retardatário e perdeu o bico do kart, abandonando a prova logo em seguida. Nesta bateria, mais uma vez Pico e Vicente se envolveram em acidentes ficando para trás. Em função de problemas de cronometragem, não temos os tempos da segunda bateria.

PREMIAÇÃO FINAL DA CATEGORIA
1) Jandre Nunes
2) Ulisses Ribeiro
3) Camilo Chaby
4) Marcos Barbosa
5) Osmar Polydoro

Para mais informações a respeito da Copa 13hp falar com Diego Fernandes  (41) 9605-0107.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!