Depois de uma espera de quase quatro meses em função da
pandemia de coronavírus, Pedro Piquet finalmente fará sua estreia na Fórmula 2,
no próximo fim de semana, na rodada dupla que abre o campeonato no circuito de
Spielberg, na Áustria. O brasiliense, que completa 22 anos neste sábado,
representará a equipe Charouz.
Bicampeão da Fórmula 3 Brasil em 2014 e 2015, Pedro disputou
a F3 Europeia nos dois anos seguintes. Em 2018, passou para a GP3, uma das
categorias de acesso à Fórmula 1, onde conquistou duas vitórias em pistas das
mais tradicionais do automobilismo, em Silverstone (Inglaterra) e Monza
(Itália), e foi o sexto no campeonato.
Na temporada de 2019, Piquet disputou a Fórmula 3, novo nome
da GP3, e venceu em outro circuito dos mais desafiadores do mundo, em
Spa-Francorchamps, na Bélgica. O quinto lugar na tabela, com outros dois pódios,
credenciou o brasiliense a dar o último salto antes da passagem para a Fórmula
1.
Em dezembro do ano passado, Pedro fez os primeiros testes
pela Charouz com um carro da F2, em Abu Dhabi, e foi o oitavo entre 22 pilotos,
superando as marcas de competidores mais experientes, como Luca Ghiotto, Artem
Markelov, Giuliano Alesi e Mick Schumacher.
Depois, já com contrato assinado para a temporada 2020,
liderou o primeiro dia de treinos coletivos no Bahrein. Piquet iria começar a
temporada no próprio Bahrein, no fim de março, mas, com a propagação do
coronavírus pelo planeta, o calendário teve de ser remanejado e o piloto ficou
em quarentena no Brasil aprimorando a forma física.
Com a curva descendente do Covid-19 na Europa, o calendário
da F2 foi remanejado, e, por enquanto, as etapas da categoria seguem as da F1,
com duas rodadas (de duas corridas cada) na Áustria, mais uma na Hungria,
outras duas na Inglaterra, e uma etapa na Espanha, Bélgica e Itália. As
corridas fora da Europa ainda serão confirmadas.
Apesar dos ajustes no calendário, o formato dos fins de
semana da Fórmula 2 será idêntico ao dos anos anteriores. Serão disputados um
treino livre, uma classificação e duas corridas, uma mais longa (sábado) e
outra mais curta (domingo) com grid invertido entre os oito primeiros da prova
anterior.
No lado técnico, a temporada 2020 terá uma grande novidade:
a estreia dos pneus Pirelli para rodas de aro 18, cinco polegadas maiores do
que as de aro 13 utilizadas até o último ano. A expectativa é que os carros
sejam um pouco mais velozes com a menor quantidade de borracha nos pneus.
No mais, os chassis Dallara e motores Mecachrome serão
os mesmos do ano passado, com algumas modificações na aerodinâmica do carro,
sobretudo no assoalho, e nas suspensões para receber os novos pneus.
'Começamos a temporada no próximo fim de semana
depois do adiamento pela pandemia de coronavírus. Estou muito animado para
voltar às pistas e à competição. É tudo muito novo para nós ainda, com esse
regulamento dos pneus aro 18, então será um grande desafio para todos. Mas
temos uma base boa do Bahrein, no começo do ano, e vamos lá. Será um grande
aprendizado, é uma categoria bem diferente do que eu era acostumado, mas quero
sempre andar melhor a cada corrida, sempre evoluindo. Quero ter fins de semana
limpos e marcar muitos pontos', disse Pedro Piquet.