Aos 17 anos de idade, Pedro Piquet repete os passos da família. Assim como o pai tricampeão mundial de F1 e o irmão campeão mundial da Formula E, o jovem brasiliense parte para carreira na Europa depois de conquistar vitórias e títulos na principal categoria de monopostos do Brasil.
O bicampeão da Fórmula 3 Brasil vai competir pela equipe holandesa Van Amersfoort Racing na temporada 2016 da FIA Formula 3 Euro. O calendário prevê 11 rodadas triplas, normalmente como evento suporte das etapas do DTM, o campeonato alemão de Turismo.
“Tive alguns dias de testes com o time e a impressão foi muito positiva. Teremos um longo ano pela frente, com 33 corridas e mais de 30 carros no grid. Confio que a Van Amersfoort Racing tem a estrutura ideal e profissionais muito competentes para este passo no desenvolvimento da minha carreira, agora na Europa. A equipe brigou pelos títulos da F3 Euro nas últimas temporadas. Gostei muito do ambiente no time, que é relaxado e quase familiar e ao mesmo tempo muito determinado a vencer”, disse o bicampeão da F3 Brasil, que deve se mudar para a Holanda.
A Van Amersfoort Racing existe desde 1975 e já projetou diversos pilotos no automobilismo europeu – o caso mais recente é de Max Verstappen, terceiro no campeonato da F3 Euro com o time em 2014 e hoje na equipe Toro Rosso na F1.
Fritz van Amersfoort projeta um grande ano para Pedro Piquet. “A família Piquet conhece este meio e, para nós, é um grande elogio que Nelson e Pedro optaram por nosso pacote. Pedro tem a dedicação necessária para ser um piloto de sucesso e nós vamos ajuda-lo a transformar essa ambição em resultados”, disse o chefe da equipe.
Antes disso, porém, o brasiliense tem outras 15 corridas previstas na abertura da temporada 2016. Ele vai competir na Toyota Racing Series na Nova Zelândia, pela equipe M2 Competition. São cinco fins de semana consecutivos entre 16 de janeiro e 14 de fevereiro, sempre com rodadas triplas.
À época com 15 anos de idade, Pedro Piquet disputou três etapas da categoria em 2014. Foram suas primeiras competições em carros de corrida, e o melhor resultado foi um 13º lugar. Agora ele tem pretensões mais ambiciosas. “Tive um rápido contato com a Toyota Racing Series como novato e gostei muito da experiência. Mas agora pretendo competir para ganhar o campeonato antes de ir para Europa”, afirmou.
Neste fim de semana, Pedro Piquet disputa a oitava etapa da Porsche GT3 Cup, dentro da programação do GP Brasil de F1 em Interlagos.