O Campeonato Paulista Light RBC 2005 realizou no último sábado, dia 05 de novembro, a nona etapa da competição e assim finalizou a penúltima rodada do certame. Ao todo 78 pilotos estiveram inscritos nas seis categorias em disputa.
Apesar do traçado escolhido para esta etapa ter sido extremamente veloz e não muito seletivo os pilotos puderam mais uma vez atestar a qualidade dos motores da RBC Preparações que apresentaram um ínfimo número de quebras e assim deram um grande valor às disputas.
Rafael Cançado, promotor do Campeonato se disse satisfeito com a prova. "Estamos no final da temporada e a queda no número de pilotos é uma variável inconteste neste tipo de competição. Além do motivo de vários pilotos já não mais terem condição de disputar o título outros campeonatos estão em sua fase final e os competidores acabam optando pelas disputas onde têm condições de vitória. Nossa prova do final de semana foi extremamente competitiva. Se tirarmos por base a categoria Sprinter A, que reúne os pilotos que teoricamente tem a maior capacidade técnica, observamos que todos no gris estiveram separados por apenas oito décimos. Isso nos deixa realmente felizes, pois atesta que nossos serviços estão surtindo o efeito esperado e a equalização nos equipamentos tem sido feita de forma regular e criteriosa", finaliza.
A primeira prova do dia foi a da categoria Cadete. Jean Aguiar, Mauro Custódio II, Lu Kachan e Matheus Chequer protagonizaram a prova mais emocionante da tarde. Em nenhum momento eles se distanciaram uns dos outros e a cada curva um deles liderava a prova. Nas voltas finais a prova parecia estar em seu início de tão pequena que era a diferença entre os sete primeiros colocados. Quando eles alcançavam a reta dos boxes abriam tentando a ultrapassagem e chegaram a emparelhar quatro karts lado a lado. Na bandeira, melhor para Chequer que venceu com 81 milésimos de vantagem para Aguiar, em segundo e Bruno Bonifácio em terceiro.
Na seqüência foi a vez da categoria Master A. Após largar da pole-position Alexandre Monteiro, Pedro Sousa e Fernando Croce travaram uma bela disputa pela liderança. Sousa passou Monteiro, mas este não conseguiu abrir vantagem na liderança e assim eles disputaram a ponta até as voltas finais. Pedro recebeu a bandeirada apenas quatro décimos antes de Monteiro. Fernando Croce chegou em terceiro e assim voltou à liderança da competição agora com 239 pontos, 19 a mais que seu concorrente Carlos Quintal, que vem na segunda colocação.
A exemplo da prova da Master A a bateria da categoria Master B foi extremamaente disputada e, mais do que isso, vários pilotos estavam preocupados com a disputa do título pois, pela pontuação, mais de cinco pilotos ainda tem chances reais de conquistarem o Campeonato. Assim, após largar da pole-position o piloto Caito Viana foi extremamente pressionado por Amorim Jr., Rodrigo Sein, Douglas Pierosan e José Feliciano. Eles protagonizaram grandes duelos e não demorou muito para Caito ser superado por por seus concorrentes mas, ainda sem definição de quem poderia vencer. Ao final, Sein ficou com a vitória com menos de um segundo de diferença para Pierosan, que foi o segundo e Amorim Jr., o terceiro. Com esse resultado Amorim assume a liderança do Campeonato e promete agitar a disputa da categoria ao lado de Caito, Eduardo Porto e Marinho Santos.
Na categoria Júnior o que se viu foram 21 voltas de grandes emoções e disputas realmente de arrepiar. Henrique Martins largou da pole, mas trouxe a seu lado Felipes Apezzatto que não o deu um momento de folga sequer. Na disputa também estiveram Giancarlo Vilarinho, e Victor Carbone. Com o desenrolar da prova Vilarinho pulou na ponta e trouxe Apezzatto em seu encalço. Mais atrás vinham Carbone e Martins. Porém, na penúltima volta, quando tudo parecia já estar decidido, Vilarinho teve um problema no seu kart e acabou sendo atingido por Apezzatto que vinha no seu vácuo e não teve como evitar o choque. Assim, Carbone recebeu a vitória de presente e, mais do que isso, a liderança do Campeonato que há várias rodadas estava nas mãos de Vilarinho. Henrique Martins chegou em segundo e João Moreira em terceiro. A última etapa do ano promete uma disputa muito intensa e com certeza será um dos títulos mais comemorados.
A penúltima prova do dia foi da categoria Sprinter B. Largando da pole-position Rogério Dourado Filho com muita competência suportou os ataques de Henrique Lambert e Vitor Teiji e após a metade da prova conseguiu abrir confortável diferença para seus concorrentes até receber a bandeirada na ponta ao final das 28 voltas. Lambert foi o segundo e Teiji o terceiro. A disputa pelo título continua acirrada e na última etapa Lambert e Dourado farão de tudo para garantirem a taça do Campeonato.
Encerrando o dia foi a vez dos pilotos da Sprinter A. Após largar da pole position, que foi conquistada com média horária superior a 100 km/h o piloto Eduardo Leite manteve a ponta sob forte pressão de Victor Correa e Dennis Dirani. Leite não suportou a pressão por muito tempo e foram necessárias apenas algumas voltas para ser superado por Correa e Dennis. Nessa altura Pedro Nunes, que havia largado em sexto, já era o terceiro colocado e imprimia um forte ritmo em sua prova de recuperação. Com a disputa entre Dennis e Correa o maior favorecido foi Nunes que rapidamente conseguiu alcançar os lideres e assim também começou a brigar pela liderança. Primeiro ele passou Dirani, mas, uma volta depois levou o troco. Mais algumas voltas e novamente passou Dennis para então seguir em busca de Correa. Pilotando de forma extremamente precisa Pedro conseguiu a ultrapassagem e seguiu assim rumo a sua primeira vitória da temporada. Correa ficou com o segundo lugar e Vinícius Quadros em terceiro. Com este resultado a pontuação do Campeonato foi alterada e assim Eduardo Leite assumiu a ponta com 226 pontos contra 223 de Douglas Hiar, agora na segunda posição. Dennis Dirani aparece em terceiro com 200. A prova final promete ser de tirar o fôlego.
A última e decisiva prova do Paulista Light RBC 2005 será realizada também no Kartódromo Aldeia da Serra, no dia 3 de dezembro, e será disputada no sistema do rodada dupla. Assim, nenhuma categoria tem o seu campeão definido e as brigas pelo título prometem.