O piloto pernambucano Bruno Monte Filho, sete anos, foi o grande destaque da quinta etapa do Campeonato Pernambucano de kart, realizada no último final de semana, no Kartódromo do Tamboril, em Paulista (PE). O kartista, uma das gratas revelações do esporte no Estado, não só foi o pole e venceu de ponta a ponta a prova de sua categoria regular, a Mirim, como também ficou com o primeiro lugar entre os competidores da Cadete, na qual boa parte dos pilotos são mais velhos, podendo ter até 11 anos.
Assistindo ao desempenho de Bruninho nas duas provas da quinta etapa, foi possível até esquecer o difícil início de temporada do menino. Após ser o terceiro piloto melhor classificado em seu ano de estreia na Mirim, o kartista começou 2011 com um acidente, antes da etapa de abertura da temporada, que o deixou um mês afastado das pistas. Recuperado, o pernambucano não teve muita sorte no retorno ao Estadual, quando não conseguiu obter resultados mais expressivos.
Mesmo assim Bruninho partiu confiante para o seu primeiro Campeonato Brasileiro, realizado em julho, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. No balanço final da competição, o kartista, que chegou a andar em terceiro, terminou o nacional em sexto, na frente de outros 14 pilotos de todo o Brasil.
“O Campeonato Brasileiro foi um divisor de águas na carreira de Bruninho, já que o talento dele aflorou em Interlagos. Ele só estava aguardando uma chance para brilhar. Até que chegou a quinta etapa do Pernambucano e está aí o resultado”, disse orgulhoso o pai e preparador do garoto, Bruno Monte.
Na corrida da Mirim, que abriu a quinta etapa do Pernambucano, Bruninho foi o pole e não teve dificuldades de vencer a corrida, liderando de ponta a ponta. Pouco mais de duas horas depois o piloto entrou em ação novamente, sem apresentar nenhum indício de cansaço.
Entre os competidores da Cadete, o kartista, que compete nesta categoria só para pegar mais experiência, fez o segundo melhor tempo, largando logo atrás do pole, André Bergamo. Após o início da prova, Bergamo se manteve na ponta, mas foi constantemente pressionado por Bruninho. Até que, em um dado momento, o adversário cometeu um erro e Bruninho tomou a posição. Mesmo sofrendo com os ataques de Bergamo, que tentava voltar à liderança, o garoto conseguiu segurar a primeira colocação até a bandeirada final.
O próximo desafio de Bruno Monte Filho, antes da sexta etapa do Campeonato Pernambucano, marcado para 22 e 23 de outubro, é a Copa Brasil de Kart, na qual o pernambucano competirá na categoria Mirim. A competição nacional será realizada no Kartódromo de Imperatriz, no Maranhão, durante os dias nove e 15 do mesmo mês.