Neste final de semana será dada a largada para o início da temporada 2011 do kartismo pernambucano. Na pista do Kartódromo do Tamboril, em Paulista, começarão as disputas do Estadual da modalidade, com a realização da primeira das oito etapas da competição. Mais de 60 kartistas, pernambucanos e de estados vizinhos, estarão reunidos no local para brigarem pelo título em sete categorias – Mirim, F-400, Cadete, Shifter, Novatos, Sênior e Sudam.
Esta será a primeira vez na história da modalidade que a competição será realizada em uma pista oficial, de 1060 metros de extensão e que oferece a possibilidade de 11 diferentes tipos de traçados.
No sábado (9), a partir das 10h, os primeiros a disputarem uma prova do Pernambucano na nova pista serão os competidores Mirim, que reúne kartistas com idades a partir dos seis anos. Entre os nomes já confirmados estão Waldner Bernardo, Bruno Monte Filho, Rogério Santos Neto, Arthur Luca e os potiguares Nilo Matheus e Frederick José.
Depois será a vez dos veteranos da F-400. Na sequência, ocorrerá a largada da Cadete que, neste ano, conta com a migração de alguns kartistas da Mirim, entre os quais Guilherme Belfort e André Bergamo. Já Bruno Monte Filho e Waldner Bernardo, que ainda têm idade para correr na Mirim, vão encarar uma dobradinha nesta temporada ao também disputar as provas da Cadete.
Gabriel Aguiar, Guilherme Pinheiro e Vinícius Melo serão os representantes do Rio Grande do Norte na prova, enquanto o pernambucano Arthur Belfort fará sua estreia nas pistas. O único piloto que permanece na categoria desde a temporada passada é Pedro David, já que Kathleen Gonçalves e Renato Campello optaram por correr na Sudam.
A categoria Shifter, uma das grandes novidades da temporada, encerra o primeiro dia de baterias. Conhecidos como “super karts”, os Shifters são modelos com seis marchas e que mais se aproximam dos carros das categorias de fórmula. Nas retas, podem atingir até 150 km/h e são os únicos da competição que utilizam pneus amarelos, mais favoráveis às grandes velocidades por terem uma aderência maior ao asfalto.
Por exigir uma habilidade ainda maior de quem está ao volante, a Shifter vai reunir a elite dos pilotos nordestinos. Entre os nomes já confirmados está o do pernambucano Serginho Ramalho, vice-líder da Copa Montana e único representante do Nordeste na categoria que dá acesso à Stock Car. “Depois de três anos sem correr em Pernambuco, será uma grande satisfação voltar às pistas do meu Estado, no Pernambucano de kart”, conta.
Mas para cruzar a linha de chegada em primeiro, Serginho terá de superar uma concorrência bastante qualificada. Também irão disputar a prova o paraibano Fabrício Fechine, oito vezes campeão pernambucano, o potiguar André Flor, os pernambucanos Gilnei Oliveira e Vitor Fazekas, além de Carlinhos Teixeira, que volta às pistas após um período de dedicação exclusiva às obras do Kartódromo do Tamboril.
No domingo, segundo dia de baterias, a competição recomeça às 11h. Assim como acontecia na temporada passada, os primeiros a entrar na pista serão os experientes pilotos da Sênior. Destaque para o retorno de Bruno Monte, pentacampeão pernambucano e que participou de temporadas da Fórmula Ford na Europa.
Depois será a vez do debut de alguns competidores na Novatos. A corrida da Sudam encerra a primeira etapa do Pernambucano.