Se há um piloto que conhece os segredos das curvas e retas da pista do Kartódromo de Tamboril, em Paulista, no grande Recife, esse é Kiko Porto (Coco do Vale / Petromega / BF). Ele estreou a temporada de 2016 do Campeonato Pernambucano como terminou 2015, com pole position, volta mais rápida e vitória na categoria Júnior. No sábado (20) o piloto foi para a pista na disputa da prova válida pela 1ª etapa do Estadual.
Desde 2014, quando ainda disputava o título da categoria Cadete, Kiko não sabe o que é perder em Tamboril. Vitória nas duas últimas provas daquele ano, assim como em toda a temporada do ano passado, quando quebrou o recorde vitórias da pista em um só campeonato. Agora, Kiko venceu de novo completando assim 11 vitórias seguidas, sendo o primeiro a ver bandeira quadriculada em Paulista (PE) em sua categoria.
Na abertura do Pernambucano 2016 Kiko Porto foi o mais rápido em todas as sessões de treinos livres da categoria Júnior, além de garantir o melhor tempo no treino de aquecimento e no classificatório, que lhe deu a posição de número 1 no grid de largada. Partindo na frente, Kiko manteve a primeira colocação, abrindo em média 4 décimos por volta. Na metade da prova a vantagem para o segundo colocado já era superior a 6 segundos e a partir daí o piloto do kart número 12 diminuiu o ritmo. “Como vimos que não havia mais risco, decidimos poupar o equipamento e administrar para chegarmos até final sem problemas”, comentou Kiko Porto. Mesmo administrando, ele virava na mesma balada dos demais.
No final das 20 voltas Kiko cruzou a linha de chegada com mais de 7 segundos de vantagem para o segundo colocado, garantindo mais um pódio em 1º lugar e aumentando o seu recorde de vitórias em sequência na pista de Pernambuco. “Pois é, nós já havíamos quebrado o recorde de vitórias na mesma temporada ano passado e agora temos mantido um número muito bom de vitórias em sequência aqui em Tamboril desde 2014. Esperamos que continue assim, para que no final do ano possamos comemorar o tetracampeonato no Pernambucano”, disse o vencedor da prova.
A próxima etapa do Campeonato Pernambucano será no dia 19 de março, mas Kiko já viaja com a equipe nesta terça-feira (23) para São Paulo, onde vai disputar, no sábado (27), as etapas simultâneas do Super Kart Brasil, na Júnior Menor, e da Copa São Paulo, na Rotax Júnior Max, no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia
Confira o resultado da 1ª etapa do Pernambucano de Kart, categoria Júnior:
1º Kiko Porto
2º Guilherme Teixeira
3º Rogério Santos
4º Luiz Augusto Borba
5º Léo Barbosa
6º Pedro Henrique Dória
7º Eduardo Trindade
8º Waldner Bernardo
9º Vinícius