Começou a temporada 2012 da Fórmula 3 Inglesa. Neste sábado (7) em Oulton Park, na Inglaterra, as três primeiras corridas do ano foram realizadas e o brasileiro Pietro Fantin, da equipe Carlin Motorsport, conseguiu começar o ano já com um segundo lugar. Além disso, o curitibano pontuou nas outras duas corridas, algo primordial para as suas pretensões na briga pelo título da principal categoria de Fórmula 3 do planeta. A vitória da corrida 1 ficou com Jack Harvey, Pipo Derani venceu a segunda e Felix Serralles a terceira. A segunda etapa será no próximo fim de semana em Monza, na Itália.
O dia começou com a largada da primeira corrida. Com a pista molhada, os pilotos tiveram que usar pneus para este tipo de condição e logo na largada Pietro foi atingido por Felix Serralles, o que provocou um pequeno furo no pneu dianteiro esquerdo. "Só percebi mesmo o furo depois da prova. Foi muito pequeno, mas suficiente para ir perdendo pressão volta a volta, o que acabou afetando o desempenho do meu carro", lamentou Fantin.
"De cara acabei perdendo algumas posições, mas mesmo assim tentei fazer o meu melhor e cheguei na oitava colocação. Com certeza não foi a estreia que eu gostaria, mas fiz o que eu podia. O automobilismo é assim, muitas vezes as coisas não acontecem como planejamos, mas precisamos estar atentos quando coisas como o acidente e as rodadas na última curva se transformam em possibilidades de marcarmos pontos", declara Pietro, se referindo a saída de pista de Hannes Van Asseldonk e as rodadas de Pipo Derani e Spike Goddard na última volta.
Já na corrida dois, com pista seca, os pilotos puderam competir em melhores condições. Saindo da quinta colocação, mais uma vez Pietro largou bem. "Logo no início consegui ganhar algumas posições, fui buscando a linha de dentro e consegui me livrar de qualquer incidente. Como era uma corrida curta, de apenas 20 minutos, sabia que tinha que me manter atento porque os caras que estavam a minha frente eram mais lentos".
Com a escapada do então líder da corrida Spike Goddard, Pietro assumiu a segunda colocação e se manteve assim até o final, garantindo a primeira dobradinha brasileira no ano. "Foi um ótimo resultado, estou muito satisfeito, apesar da entrada do safety car ter me impedido de buscar a minha primeira vitória em 2012. Mas, como o campeonato é longo, tenho certeza de que estes pontos não vão fazer a diferença no final", declara o curitibano.
Na corrida de encerramento, largando em oitavo lugar, Pietro chegou na sétima colocação, garantindo mais pontos importantes na tabela de pilotos. "Aqui em Oulton é quase impossível ultrapassar, o melhor é aproveitar a largada e depois não correr riscos desnecessários. E foi o que eu fiz. O fundamental era pontuar nas três corridas e consegui, pensando sempre em um campeonato tão longo e disputado como a Fórmula 3 Inglesa", destacou.
Com uma semana de intervalo para Monza, Pietro fala sobre a sua preparação. "Ainda estamos conhecendo direito este novo carro, sei que podemos tirar muito mais dele. Estarei novamente na fábrica da Carlin na terça e trabalharei no simulador, vamos analisar os dados das três corridas deste sábado e nos prepararmos para Monza, um circuito cheio de retas e curvas de alta. Não será fácil, mas confio no nosso conjunto", encerra Pietro Fantin.
Confira a classificação do campeonato após três de 30 corridas:
1- Jack Harvey - Carlin - 41 pontos
2- Jazeman Jaafar - Carlin - 35
3- Harry Tincknell - Carlin - 32
4- Carlos Sainz - Carlin - 30
5- Felix Serralles - Fortec - 29
6- Pipo Derani - Forte - 23
7- Pietro Fantin - Carlin - 22
8- Alex Lynn - Fortec - 14
9- Fahmi Ilyas - Double R - 9
10- Hannes Van Asseldonk - Fortec - 4
10- Nick McBride - T-Sport - 4
12- Geoff Uhrhane - Double R - 3