No último fim de semana na Ásia, Pietro Fantin teve a oportunidade de disputar, pela primeira vez, o GP de Macau de Fórmula 3. Em sua 58ª edição, a prova terminou com um 11° lugar para o piloto brasileiro após largar em 30°. Feliz com o resultado, o piloto curitibano agora retorna ao Brasil para descansar de uma temporada longa e desgastante na Europa e se preparar para um 2012 de mais sucesso na Fórmula 3 Inglesa. O vencedor em Macau foi o espanhol Daniel Juncadella.
Satisfeito com o resultado, Pietro Fantin explica como foi o evento para ele. "Na corrida classificatória no sábado eu acabei cometendo um erro e bati logo no início, o que acabou complicando bastante minhas pretensões na corrida do domingo. Foi uma pena, até mesmo por ver após o término do Grande Prêmio que o Juncadella, o vencedor, estava atrás de mim no sábado. Isso não significa que eu fosse vencer, mas sem dúvida teria melhor chance largando mais pra frente", diz o piloto.
Tendo que largar em 30º na corrida final, o brasileiro fez uma grande prova de recuperação apostando em uma configuração aerodinâmica ousada. "Saindo da parte de trás do grid teríamos que apostar um pouco para conseguir um bom resultado. Fomos para uma tática de usar uma menor pressão aerodinâmica, o que deixava o carro bastante nervoso no miolo do circuito, mas extremamente veloz nas retas, e foi assim que consegui minhas ultrapassagens".
"Aproveitando também as entradas do carro de segurança fiz uma boa corrida e cheguei em 11º. É claro que meu objetivo era ter ido ainda melhor, mas acredito que foi uma experiência positiva. Foi a primeira vez que disputei o GP de Macau e cresci bastante vindo para cá. Um local maravilhoso com um traçado fantástico no meio da cidade. Espero voltar ano que vem e ter a chance de conquistar uma vitória nesta que é uma das minhas pistas favoritas", disse Fantin.
Para encerrar, Pietro Fantin fala sobre seu retorno ao Brasil. "Agora que a temporada acabou é hora de voltar e descansar. Assimilar tudo que fiz durante o ano, aprender com o que fiz de bom e com o que fiz de errado e voltar para a Europa, ano que vem, como um piloto melhor. Quero disputar o título da Fórmula 3 Inglesa e para isso será muito importante me preparar bem tanto mental quanto fisicamente neste intervalo. Sem dúvida, será ótimo voltar para casa, estou com saudade", declara.