A temporada 2016 da Fórmula 3 Brasil começa neste final de semana no Autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul, e terá como uma das principais novidades a chegada do jovem talento Yurik Carvalho, que, após diversos títulos no kart, fará sua estreia em monopostos. O importante passo na carreira foi garantido graças ao apoio da Academia de Pilotos Shell Racing, criada no ano passado pela Raízen.
"Estou muito ansioso pela minha estreia no automobilismo. Fiz quatro treinos até agora e vamos evoluir ainda mais antes da primeira etapa. Estou também muito feliz por mais um ano de parceria com a marca Shell, desta vez na equipe Hitech, com o Rodrigo Contin, que já conheço há algum tempo e de quem gosto bastante. Será um ano de muito aprendizado", diz Yurik, que competirá com o número 95.
Em 2015, Yurik esteve no Velopark competindo no Brasileiro de Kart, onde terminou na quinta posição da categoria Graduados, já como integrante da Academia Shell Racing.
Para seu primeiro ano na F3 Brasil, Yurik terá o multicampeão André Nicastro como seu coach. O objetivo é que Nicastro passe a experiência profissional para o jovem talento e contribua para a evolução do piloto em um ano repleto de novidades.
Chefe de equipe da Hitech Racing, Rodrigo Contin acredita no potencial de Yurik para a sua temporada de estreia. "Estamos extremamente contentes pela parceria com a Shell Racing e com o Yurik. É muito gratificante ter uma empresa deste porte acreditando em nosso trabalho, que inclui alguns anos de experiência em importantes campeonatos europeus. Nossa equipe foi selecionada dentre os times da categoria para abrigar a Academia, o que envolve não apenas a parte técnica do negócio, mas sim todo o contexto da operação, que abrange as primeiras instruções para a transição do atleta do kart para o monoposto, bem como as orientações iniciais para a profissionalização do piloto. Yurik é um garoto com muito potencial e pode surpreender logo em seu ano de estreia. Teremos alguns treinos antes e ao longo da temporada. O projeto todo tem enorme potencial", diz Contin.
Os treinos para a rodada dupla no Velopark serão iniciados nesta sexta-feira. A classificação acontece no sábado, a partir das 10h10 da manhã. A primeira bateria ocorre no mesmo dia, às 13h20. A segunda prova será no domingo às 8h45 (horários de Brasília). As duas provas têm duração de 30 minutos mais uma volta e serão transmitidas no Sportv no formato de VT na próxima semana.
Programação completa da F-3 no Velopark:
Sexta-feira, 8 de abril
11h25 - 12h10 - Treino livre 1
15h05 - 15h50 - Treino livre 2
Sábado, 9 de abril
10h10 - 10h30 – Classificatório
13h20 - Corrida 1 (30 minutos de prova + 1 volta)
Domingo, 10 de abril
8h45 - Corrida 2 (30 minutos de prova + 1 volta)
Calendário
10 de abril - Etapa 1 – Velopark
5 de junho - Etapa 2 - Santa Cruz do Sul
17 de julho - Etapa 3 – Cascavel
11 de setembro - Etapa 4 – Interlagos
25 de setembro - Etapa 5 – Londrina
16 de outubro - Etapa 6 - Brasília ou alternativa
6 de novembro - Etapa 7 – Goiânia
11 de dezembro - Etapa 8 – Interlagos
Sobre a Academia de Pilotos Shell Racing:
Inspirada em programas europeus que levaram jovens kartistas para categorias top, como a F-1, a Academia de Pilotos Shell Racing é uma iniciativa inédita no Brasil promovida pela Raízen para garantir apoio a jovens revelações do automobilismo e auxiliar seus passos futuros no esporte a motor.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das maiores empresas de energia do Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. Produz cerca de 2 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e gera mais de 900 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa conta ainda com uma rede formada por 5.245 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 900 lojas de conveniência Shell Select.