A Fórmula Delta, categoria de monopostos que utiliza carros criados
e desenvolvidos pela Minelli Racing Car, será o próximo passo na carreira do jovem
piloto Erick Schotten (Proaço), de 14 anos. Oriundo do kartismo, o catarinense continuará
disputando a modalidade de forma paralela ao longo de sua temporada de estreia
no automobilismo.
“Estou muito empolgado com os desafios que virão pela
frente, tanto no automobilismo quanto no kartismo”, conta Erick Schotten,
que em 2022 foi promovido à Graduados, a principal categoria do kartismo
brasileiro. “Tenho o kartismo como uma fase muito importante para a
continuidade da carreira de todo piloto e pretendo fechar meu ciclo com mais
uma temporada de muito aprendizado”, emendou.
Em novembro do ano passado Erick Schotten disputou, a título
de experiência, uma etapa da Fórmula Delta no Autódromo Potenza, em Minas
Gerais. Naquela ocasião, o piloto foi destaque ao disputar o pódio na segunda prova
da rodada dupla. “Nas últimas voltas, quando eu estava em terceiro, tive
problemas com o câmbio e acabei perdendo a posição”, relembra Schotten. “Mas
o objetivo principal era conhecer a categoria e o automobilismo e desde o
primeiro treino eu percebi que era exatamente isso que eu queria”, completou.
Os planos de Erick Schotten (Proaço) vão além da Fórmula Delta
e em 2023 o objetivo do piloto catarinense é disputar a Fórmula 4 Brasil, que
fará sua estreia no país em 2022. “A Fórmula 4 Brasil é exatamente igual a
Fórmula 4 praticada em todo o mundo. E já pontua para a Super Licença da
Fórmula 1, que, não posso negar, é meu objetivo final”, revela.
Bastante focado em sua carreira, Erick Schotten vem
aproveitando as oportunidades para também aprender os detalhes dos carros. “Observei
alguns treinos de Fórmula 3 em Interlagos e pude me ambientar um pouco mais ao
automobilismo. Pude ver um carro desmontado e prestei atenção na parte mecânica.
Acho entender o carro e saber passar nossas impressões aos engenheiros é
fundamental”, destacou o piloto.
Erick Schotten aposta na continuidade de sua carreira nos
passos seguintes, já no automobilismo europeu, que seriam a Fórmula Regional,
Fórmula 3 e Fórmula 2. Com seu projeto de captação de patrocínio aprovado pelo
Governo Brasileiro, o catarinense quer levar ao exterior a marca das empresas
que o apoiarem. “Acredito também na continuidade dos patrocinadores. Hoje
tenho um apoio, uma parceria muito importante da Proaço e quero levar esta e
outras marcas comigo em toda a minha carreira”, afirma o piloto
catarinense.
Confira o calendário da Fórmula Delta para a temporada 2022:
1ª etapa – 6 de março – Velocitta (SP)
2ª etapa – 17 de abril – Interlagos (SP)
3ª etapa – 29 de maio – Interlagos (SP)
4ª etapa – 19 ou 26 de junho – Local a definir
5ª etapa – 17 de julho – Interlagos (SP)
6ª etapa – 14 ou 21 de agosto – Local a definir
7ª etapa – 4 de setembro – Interlagos (SP)
8ª etapa – 30 de outubro – Velocitta (SP)
9ª etapa – 20 de novembro – Velocitta (SP)
10ª etapa – 18 de dezembro – Interlagos (SP)