publicidade
27/07/2017 11:30

Gabriel Koenigkan chegou ao título brasileiro da Mirim com três vitórias em quatro baterias

Autor: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Bruno Gorski

Gabriel Koenigkan comemora o título com seu pai, Flávio


Recentemente consagrado campeão brasileiro de kart, o jovem Gabriel Koenigkan, de apenas 8 anos, ainda comemora o inédito título, conquistado há duas semanas no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC). Competindo na categoria Mirim, a primeira na base do kartismo nacional, ele fez parte de um evento que se tornou o maior de todos os tempos neste esporte no Brasil e o maior do mundo na atual temporada.

Piloto de kart há apenas 16 meses, o brasiliense Gabriel Koenigkan mostrou uma bela curva ascendente em seu aprendizado e evolução ao longo deste período. Depois de dedicar-se inicialmente apenas às provas locais, no Kartódromo do Guará, em 2016, Gabriel começou a disputar corridas em São Paulo, exatamente por aquele Estado ser o principal centro do kartismo no país. E os objetivos eram claros: preparar-se para a disputa do Campeonato Brasileiro.

Assim, ao longo do primeiro semestre, Koenigkan participou de diversas corridas e campeonatos, seja no Distrito Federal, seja em São Paulo. E em todas ele obteve destaque, conquistando poles e vitórias pelo Brasiliense e também no Kartódromo Granja Viana e no Light, além de ter se sagrado campeão paulista no lendário Kartódromo de Interlagos. Era a comprovação de que evoluía a cada nova etapa que disputava.

E comprovava, também, que sua preparação para a disputa do Campeonato Brasileiro estava cada vez mais afinada. A chegada ao Kartódromo Beto Carrero foi cercada de muitas expectativas positivas para o piloto e para sua equipe, a Prokart. Ao contrário de seus três principais adversários, Gabriel Koenigkan tivera apenas um único contato anterior com o traçado, mas estava otimista em relação a conquistar o título.

Sem usar o tradicional vácuo que outros competidores utilizavam, o jovem brasiliense fez a maioria dos treinos e a tomada de tempos “de cara para o vento”, mas mesmo assim destacou-se, conquistando bons tempos e garantindo-se sempre entre os mais rápidos. Cada vez mais confiante, Gabriel Koenigkan partiu para as três provas classificatórias. Com duas vitórias e um 5º lugar – depois de largar em 16º – ele ficou com a segunda posição no grid de largada da Final.

Na prova decisiva, disputada no dia 15 de julho, Gabriel Koenigkan travou uma bela disputa pelo título e mais uma vez venceu, mostrando um aproveitamento efetivo de 75%. Ou seja, venceu três das quatro baterias que disputou, especialmente a que tinha maior valor, a Final.

“Nosso plano era exatamente este, dar ao Gabriel a oportunidade de evoluir ao longo dos 16 meses em que ele compete de kart. E chegar o mais preparado possível para disputar o Campeonato Brasileiro”, relembra Flávio Koenigkan, pai de Gabriel. “E toda nossa preparação levou o Gabriel a uma bela evolução, que culminaria com a conquista do título de campeão brasileiro, nosso principal objetivo para a temporada”, finalizou.

Vencido o principal desafio do ano, a prioridade de Gabriel Koenigkan no segundo semestre será lutar pelo título da Copa São Paulo Light, que terá mais cinco etapas até o final da temporada. Para isto, o piloto já iniciou sua preparação, treinando de forma muito intensa em Brasília, onde reside.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!