publicidade
23/12/2021 08:03

Guilherme Backes lutou pelo título e foi um dos principais destaques da Graduados B no Campeonato Brasileiro

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Eni Alves

Guilherme Backes


Com sua carreira iniciada em 2017, o gaúcho Guilherme Backes fechou a temporada em alta depois de disputar o 56º Campeonato Brasileiro de Kart em duas categorias. A principal competição do kartismo no país foi realizada nas duas últimas semanas no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), com mais de 540 inscritos distribuídos em 20 categorias.

Na OK, disputada na primeira semana, Guilherme Backes teve como principal objetivo preparar-se para a Graduados B, sua categoria principal. Sempre buscando ser competitivo, o gaúcho - que estreava na categoria - frequentou as primeiras posições e classificou-se na sexta posição para a largada da Final, a prova decisiva. Entretanto, um abandono após terem sido completadas apenas sete voltas frustrou suas expectativas de pódio.

A OK não era o objetivo principal, mas sempre que estou na pista a ideia é conquistar o melhor resultado possível. Eu tinha chances de subir no pódio, mas esse abandono não tirou meu foco de fazer boas apresentações e lutar pelo título na Graduados B”, lembra Guilherme Backes, que reside em Santa Catarina.

Na semana seguinte, entre os dias 13 e 18, Guilherme Backes voltou ao Beto Carrero e fez ainda mais bonito. Ao fim dos quatro treinos, ele garantiu o segundo lugar no resultado consolidado e, depois, repetia o resultado na tomada de tempos, quando foi o segundo colocado, apenas 14 milésimos de segundo mais lento que Gabriel Gomez, pole position do último Campeonato Mundial de Kart.

Guilherme Backes manteve o ritmo e terminou as duas primeiras provas classificatórias na segunda posição. Na terceira, um abandono o deixou em 13º e, depois de somados os pontos, o gaúcho largaria em quarto na Final.

A última e mais importante corrida da Graduados B no Campeonato Brasileiro foi intensa e, após as disputas nas primeiras curvas, Guilherme Backes assumiu a liderança. Porém, quando já conseguia impor uma vantagem um pouco mais confortável, foi obrigado a abandonar por conta da quebra de seu motor.

Esse abandono me deixou muito triste, pois tudo o que eu havia feito até chegar na Final me permitia pensar em ser campeão e lutar pelo título, como eu realmente estava fazendo”, disse Guilherme Backes. O lado bom é que sempre estive rápido e competitivo e pude mostrar meu potencial. Temos uma nova temporada pela frente e vamos trabalhar para que seja ainda melhor”, completou o piloto, que ainda não definiu se permanecerá no kartismo ou se fará sua transição para as categorias de turismo. Tudo dependerá dos apoiadores”, finalizou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!