O último final de semana, entre os dias 14 e 16 de setembro,
marcou o encerramento da temporada do GT4 European Series, o principal
campeonato da modalidade na Europa. A 6ª etapa, disputada na Alemanha, em
Nürburgring, serviu também para o brasileiro Luiz Otávio Floss (Sol
Fertilizantes | Incia) fechar sua primeira temporada no automobilismo europeu.
As etapas do GT4 European Series ao longo do ano foram
disputadas em sistema de rodada dupla, com duas provas de uma hora cada. Assim,
Floss, 18 anos, como em quase toda a temporada, dividiu a pilotagem da BMW M4
da equipe francesa 3Y Technology com o belga Jamie Vandenbalck em Nürburgring.
“Foi um final de
semana bem complicado, pois tivemos algumas dificuldades para acertar o carro
para as corridas”, resume Luiz Otávio Floss, que reside em Passo Fundo
(RS), berço de muitos nomes importantes do automobilismo brasileiro. “Mas ainda assim conseguimos conquistar resultados
satisfatórios e alguns pódios”, emendou.
Na primeira corrida, em que Luiz Otávio Floss (Sol Fertilizantes
| Incia) foi o responsável pela condução do carro na tomada de tempos, a dupla
largou em 16º na classificação geral e em 2º na divisão Pro Am e fez uma boa
primeira prova, terminando nas mesmas posições de largada e conquistando mais
um pódio na temporada, o terceiro.
Largando de 25º no geral e 11º na Pro Am, a dupla Floss / Vandenbalck
teve problemas quando o piloto belga precisou “pagar” um drive through, o que
os fez perder várias posições. Porém, com um bom poder de recuperação, os
pilotos ainda terminariam em 7º na Pro Am e em 20º na geral.
“Foi uma temporada de
enorme aprendizado, que foi exatamente um dos principais objetivos neste meu
primeiro ano de automobilismo europeu”, analisa Luiz Otávio Floss (Sol
Fertilizantes | Incia). “Consegui ser
rápido na maioria das vezes, disputei a ponta e encerrei o campeonato no Top
10, o que tecnicamente é muito bom”, finaliza.
O GT4 European Series
– Principal campeonato da modalidade na Europa, o GT4 European Series é o
evento com o maior grid de GT4 no mundo. Criado pela Organização Stéphane Ratel
(SRO), esta temporada contou com cerca de 50 carros em seus grids, compostos
por grandes marcas de esportivos como Audi, BMW, Mercedes, McLaren e Porsche,
dentre várias outras.