O brasileiro Pipo Derani retorna ao circuito holandês de Assen, para a sexta rodada dupla do Campeonato Alemão de Fórmula 3. A pista de Assen é bem conhecida do brasileiro, que tem boas recordações do traçado, onde obteve em 2009 um pódio na Fórmula Renault Norte-Européia.
Nesta temporada é a segunda visita da categoria à pista holandesa de 4.555 metros, e Pipo, que defende a escuderia Motorpark Academy com um Dallara F307 Volkswagen, conquistou um excelente quinto lugar na prova (8ª rodada). O TT Circuit Assen, mais conhecido como ‘A Catedral’, foi construído em 1955 especialmente para provas de motocicleta e foi totalmente remodelado em 2006, passando a receber as prova da Fórmula 3 Alemã em 2004.
"Disputei algumas provas aqui na Fórmula Renault Norte-Européia e na própria F3, e gosto bastante do traçado. Existem algumas curvas que determinam um bom desempenho, como a Strubben e a Geert Timmer Bocht, que se contornadas corretamente lhe permite entrar nas retas em condições de ultrapassar quem vai à sua frente", disse Derani. "Ainda assim como só teremos um treino livre em Assen, vamos ter muito trabalho, mas espero conseguir um bom resultado aqui na Holanda. Estamos evoluindo de modo contínuo e mesmo sendo nosso primeiro ano na categoria estamos colhendo bons resultados", completou o paulista.
O traçado é bastante travado, com 11 curvas à direita e 6 à esquerda com duas retas relativamente longas (dos boxes e Veenslang), e médias de velocidade em torno de 180 km/h. As atividades se iniciam na sexta-feira com treinos livres e logo a seguir os dois treinos classificatórios.
No sábado (7) será disputada a 11a etapa e no domingo (8) se completa a rodada às 9h25 (de Brasília). Ocupando atualmente a sexta posição entre os estreantes, o mais jovem brasileiro em atividade no automobilismo internacional busca avançar na tabela e buscará somar o máximo de pontos.