Terminou na manhã deste domingo (14) a segunda rodada do
Campeonato Mundial da Fórmula 2. As atividades tiveram lugar no Autódromo de
Barcelona, na Espanha, e a programação contou com duas corridas, tendo sido uma
realizada no sábado e outra no domingo.
Em sua temporada de estreia na categoria, o piloto
brasileiro Sérgio Sette Câmara (SANEPAV | TAESA | BELL) teve uma atuação
inversamente proporcional à sua expectativa. Após várias sessões realizadas em
simulador e algumas reuniões com os engenheiros da equipe MP Motorsport, após a
primeira rodada, no Bahrein, piloto e time chegaram muito animados para as
disputas na Espanha.
A programação de pista foi iniciada na manhã de sexta-feira,
com o único treino livre previsto. Muito concentrado e com cada detalhe do
circuito bem assimilado, Sette Câmara completou 17 voltas nesta sessão e, com a
marca de 1m30s484, foi o terceiro mais veloz da pista. Tal resultado, apesar de
conquistado apenas no treino, animou o piloto e toda a equipe, mostrando que,
acima de tudo, o trabalho de setup estava seguindo numa boa direção.
A tomada de tempos foi a segunda atividade do fim de semana.
Sérgio seguiu confiante em um bom resultado e seguiu para a pista. Após uma
volta de aquecimento muito bem trabalhada, Sette Câmara abriu sua volta rápida
e seguia muito bem. Ele registrou tempos muito velozes no primeiro e no segundo
setor da pista, porém, no terceiro setor, acabou sendo atrapalhado em sua
'volta do pneu' e, com isso, com a marca de 1m30s231, o brasileiro
ficou apenas com o 14º lugar no grid para a largada da primeira prova.
Ainda no sábado a primeira corrida foi disputada. Sette
Câmara, após uma largada muito boa, conseguiu ganhar duas posições e seguiu
para a continuidade da prova. Com arrojo e, principalmente, desviando de alguns
acidentes, o piloto foi pouco a pouco ganhando posições. Com 15 voltas
completadas o piloto já ocupava o sexto lugar quando, então, a entrada do
safety-car mudou a história da prova. Um engano na comunicação da equipe fez
com que Sette Câmara acionasse o módulo eletrônico para situação de safety-car
de maneira prematura e, com isso, acabou perdendo potência antes que seus
concorrentes e, com isso, perdeu algumas posições. O carro de segurança
permaneceu no traçado por algumas voltas e, quando saiu, após a rodada de
pit-stops, o brasileiro retornou à pista bem atrás e, perdendo todo o trabalho
do começo da corrida, recebeu a bandeirada na 14ª posição.
Com ânimo renovado, o piloto voltou a alinhar o seu carro na
sétima fila do grid para a prova deste domingo. Mais uma vez Sérgio fez uma
grande largada e conquistou duas posições. Porém, logo na terceira curva, na
busca por mais uma ultrapassagem, ele acabou tocando a asa dianteira de seu
carro em um concorrente e, com isso, o equipamento acabou se quebrando. Após
conversa por rádio com a equipe, Sérgio optou por permanecer na pista e
continuar sem trocar a peça. Contudo, seu ritmo de corrida ficou bastante
comprometido e, ao final das 26 voltas, ele recebeu a bandeirada apenas com o
15º lugar.
'Não tenho outra
coisa para falar senão que estou decepcionado. Começamos o fim de semana de
forma excelente, com o terceiro tempo no treino, mas desde a tomada de tempos
as coisas não se encaixaram mais. Certamente a experiência de um fim de semana
com tantos problemas me faz crescer enquanto piloto e no conhecimento do carro.
Mas, não posso negar que esperava, realmente, ter finalizado as provas na zona
de pontuação', explicou o piloto.
O Campeonato da F2 volta à cena em duas semanas, no
principado de Mônaco, quando Sette Câmara terá contato pela primeira vez com a
pista que consagrou o ídolo Ayrton Senna.