Faltou sorte ao carioca Luir Miranda durante a quarta rodada dupla da Fórmula Futuro, realizada neste fim de semana no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O piloto de Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, chegou à capital paulista na liderança do campeonato, mas abandonou as duas corridas da rodada por problemas mecânicos - o que o fez cair para a terceira posição na tabela.
Na etapa de sábado, um atraso no procedimento de largada teve influência direta no superaquecimento do motor do carro do piloto do Rio, que largava na pole position, mas acabou abandonando a disputa com apenas seis voltas completadas. No domingo, Luir deveria partir novamente da primeira posição do grid, mas um problema na alavanca de câmbio o fez largar dos boxes.
De volta à briga por posições ao ser beneficiado pela entrada do safety car já na segunda volta - que reagrupou o pelotão até a retirada do carro do paulista Victor Franzoni de posição perigosa na nova chicane da Curva do Café -, Luir viu suas chances de pódio se esvaírem novamente por um novo problema na alavanca de câmbio de seu carro.
"Foi uma pena porque fiquei parado nos boxes durante cinco voltas. Os mecânicos trabalharam muito bem, só tenho a agradecer a eles, mas infelizmente não tive como voltar em tempo de completar 75% das voltas totais da prova e acabei não marcando pontos para o campeonato. Com isso, caí bastante na tabela se considerados os pontos totais, e vou precisar usar estas duas corridas como descarte", comentou o piloto.
Com duas vitórias e cinco pódios conquistados em oito corridas disputadas em 2011, só os problemas mecânicos têm parado Luir Miranda neste seu ano de estreia na Fórmula Futuro. Nas três corridas em que não terminou entre os três primeiros colocados, o piloto do Rio de Janeiro acabou sendo prejudicado por quebras ou falhas mecânicas - uma realidade que, de certa maneira, o deixa tranquilo em relação ao campeonato.
"Começamos a segunda metade do calendário neste fim de semana, e sigo na briga pelo título com boas expectativas. Não deu para terminar as corridas de Interlagos, mas tive um desempenho muito bom, o que mostra que meu carro está competitivo. E é de um bom equipamento que preciso nas quatro corridas finais. Todos os principais candidatos ao título ainda dependem de seus próprios resultados na disputa pelo campeonato, o que deixa as próximas provas bem interessantes", encerrou Luir Miranda.
As provas da Fórmula Futuro em Interlagos foram vencidas por Guilherme Salas e John Louis, que lidera o campeonato. A próxima rodada dupla da categoria está marcada para os dias 24 e 25 de setembro em Curitiba.