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12/08/2011 08:28

Problemas técnicos na categoria fazem Johilton Pavlak desistir da Fórmula Futuro

Fonte: Fácil Comunicação


Foto: Divulgação

Johilton Pavlak


Não deu. O piloto Johilton Pavlak (Sal e Brasa/ Sparco/ Estúdio Bruno Póvoa/ SBS Outdoor/ Inpav/ Facex) está deixando oficialmente a temporada 2011 da Fórmula Futuro. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (11) à organização do campeonato.

O piloto explicou que se viu obrigado a desistir da competição devido ao grande número de problemas técnicos ocorridos ao longo da temporada, que terminaram reduzindo sua pontuação. Em cinco das seis corridas disputadas, problemas atrapalharam o rendimento do piloto potiguar. Em duas delas ele foi obrigado a parar.

Fora da disputa, o que pesou para Pavlak foram os altos custos de continuar correndo sem chances de conquistar o título e a falta de apoio da organização no campeonato.

“Foram tantos problemas, que chegou num ponto que me tirou a chance de título. Nesse momento eu tive que colocar na balança. De um lado continuar bancando os custos com recursos próprios sem chances de título e do outro parar. Vi que a melhor escolha era sair da competição porque não era viável continuar. Entendo que o evento não pode fazer nada por mim, mas, verdadeiramente, lamento não ter condições mais de continuar nessa temporada”, declarou.

Na temporada 2010 Pavlak terminou a Fórmula Futuro como 4º colocado na classificação geral, atingindo a marca de ser o piloto que conquistou mais pódios em toda a competição.

A Fórmula Futuro, como o próprio nome já diz, é destinada a pilotos jovens com idade entre 16 e 20 anos, com o objetivo de garimpar novos talentos do automobilismo e de dar mais possibilidades para que eles consigam competir em categorias internacionais. O campeão ganha direito a uma cadeira na escola de pilotos da Scurderia Ferrari.

  • 13/08/2011 14:42 Alexandre

    penso que os organizadores da f-futuro têm que melhorar e muito o acesso dos pilotos de kart ao formula,ex:hoje a realidade dos país de pilotos é diferente do passado,quando somente jovens de muito poder aquisitivo corriam de kart,com raras excessões,e as empresas apoiavam esses pilotos ainda no kart e também no formula,os destaques no kart hoje são os que treinam muito e gastam muito em torno de R$150.000,00 p/ ano,mas vemos que alguns com 20% desse valor se destacam em alguns locais ,exemplo é o campeonato paulista da granja viana que hoje reúne em média 300 pilotos por etapa,em algumas categorias como na sport 400 e stock 125,pode-se dividir as despesas em dois ou mais pilotos,barateando o custo mensal da competição.Se o Sro Titonio,Dudu e o Felipe conseguissem através dos seus contatos c/ grandes empresas,poderiam arrecadar o valor necessário p/ custear o campeonato na sua totalidade,e trariam p/ as pistas 20 pilotos com muita vontade de aprender a pilotar um carro de formula,hoje vemos menos de dez pilotos disputando o campeonato,e os destaques são aqueles que têm apadrinhamento de pessoas com notoriedade no mundo dos negócios à motor,desse modo será quase impossível vivenciarmos os anos dourados de conquistas internacionais pelos nossos Brazucas.Empresários do marketing à motor vamos trabalhar em prol de muitos talentos p/ que possamos sair da atual situação,que poucos se destacam,poucos têm oportunidades enquanto os mesmos de décadas passadas,envergonham nosso pais mundo afora com seus filhos e netos impulsionados pela fartura financeira que possuem seus amigos e famíliares,ser rico não é pecado e nem ser pobre,mas penso que todos tinham que ter oportunidades no esporte motor como no futebol

  • 13/08/2011 22:06 Dazeca

    DE FUTURO NAO TEM NADA

  • 15/08/2011 09:31 Mauricio Diegues

    Concordo com o Alexandre, vamos valorizar nossos talentos, vamos criar condições para pilotos como o João Cunha que disputa a Stock 125 da Granja Viana, não fiquem somente no kart, um baita dum piloto talentoso, que por falta de recursos, como aliás é o que acontece com 97% dos pilotos, não pode ir pra frente na carreira de piloto e como ele temos outros vários, organizadores e federações vocês tem o poder e o evento nas mãos de viabilizar as condições de formar pilotos, pensem no futuro, o kart voltou a crescer, não cometam o mesmo erro de só pensar em quanto vai sobrar no final da corrida, separe uns 10%, só 10% para premiar os vencedores com um caminho mais fácil dentro do automobilismo. Meu filho foi Bi-campeão brasileiro de kart será que vou conseguir levá-lo até onde? A única certeza que tenho pra ele são os estudos, infelizmente o esporte que ele escolheu para ser profissional não lhe dá expectativas nenhuma, vamos treinando e lutando a cada dia pra ver se conseguimos patrocinadores e quem sabe chegar num fórmula.

  • 15/08/2011 09:34 Gustavo Ferreira

    Senhores,
    Automobilismo nunca foi esporte barato. Entretanto,há de se repensar categorias mais acessíveis para essa turma que vem do kart. No passado tivemos as Fórmulas VÊ, Super VÊ, Formula Ford e Formula 1600. O segredo ? é o mesmo de muitos anos: Categorias de Custos e manutenções Baratas. Pensem nisso.
    Grato.