Cento e dez pilotos estiveram no último sábado no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), onde foi disputada a quarta etapa (quinta prova) do Campeonato Paulista Light RBC 2005. Competidores de vários estados do país como Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerias, Rio de Janeiro dentre outros, estiveram presentes e estão fazendo do Light cada vez mais o torneio regional mais importante do kartismo nacional.
Logo na prova da categoria Cadete, primeira a vir a pista, um recorde foi registrado e onze pilotos alinharam para a largada. "O crescimento das categorias de base é um enorme incentivo para nós. Batalhamos muito para mantermos um campeonato com baixos custos e principalmente grande competitividade. O reconhecimento chega para nós assim, em forma de um crescimento continuo, que a cada prova faz aumentar o número de competidores nas várias categorias do torneio", afirma Rafael Cançado, promotor do Campeonato.
Largando da pole-position da categoria Cadete, o jovem Lu Kachan segurou sua posição e seguiu sob forte pressão dos adversários Augusto Masotti e Bruno Bonifácio. Porém, já na segunda volta Massoti estava em primeiro com Lu em segundo e Bruno em terceiro. As voltas foram passando e a disputa cada vez mais acirrada já contava com a participação de mais dois pilotos: Matheus Rotta e Erik Gasparini. A disputa ficava cada vez mais emocionante e em determinados pontos da pista avistava-se quatro karts lado a lado. Gasparini chegou a ultrapassar Massoti, porém este recuperou sua posição. Na última volta as coisas se definiram e a vitória acabou ficando nas mão do pole Lu Kachan, com Massoti em segundo e Rotta em terceiro.
Na seqüência foi a vez dos experientes pilotos da Master A tomarem a pista da Aldeia. Em um final de semana inspirado o também piloto da Stock-Car Wagner Ebrahim lavou a alma e além de fazer a pole-position venceu a prova de ponta-a-ponta. Mas, nem por isso a prova foi pouco movimentada. Em determinados momentos da prova as disputas pela segunda e terceira posição chegaram a contar com a participação de seis karts fazendo vibrar o bom público presente a pista. Completou o pódio da Master o piloto Pedro Souza, com Carlos Pereira em terceiro.
Na Master B Wagner Koga também foi absoluto e garantiu a pole e a vitória. A prova que contou com momentos de grande disputa e muita indefinição teve seu auge nas cinco voltas finais quando Doglas Pierosan e Antônio Martinez disputaram a cada curva a segunda colocação da etapa. Contudo, quem ficou com o segundo posto foi Pierosan, que trouxe muito próximo Martinez, em terceiro.
Com 18 karts na pista a prova da Júnior foi emocionante do início ao fim. Logo na largada o Campeão Brasileiro Eduardo Banzoli Filho bateu e caiu para a última posição. Após o acidente ele até tentou se recuperar porém, devido a similaridade dos motores, essa tarefa tornou-se quase impossível. Na ponta a disputa estava muito grande e Henrique Martins, Victor Carbone, Alexandre Ruiz Filho e Bruno Andrade faziam de tudo para conquistar a ponta. Melhor para Alexandre que conseguiu se destacar um pouco do pelotão e receber a bandeirada na primeira posição. Henrique ficou em segundo e Carbone em terceiro.
Na Sprinter B, após uma confusa largada, os lideres não conseguiram ver a luz verde e alguns dos pilotos do pelotão os ultrapassaram. Fora isso, um espetacular acidente envolvendo o piloto Caio Mathias aconteceu em frente a varanda da lanchonete, local de maior concentração de público na pista e deixou a todos muito apreensivos. A prova continuou e muita disputa pode ser observada durante toda a prova. Os pilotos Rafael Lourençano (pole), Jhonattan Rechzinski, Rogério Dourado Filho, Henrique Lambert e Caio Lara protagonizaram a mais bela disputa da etapa pela primeira colocação. O primeiro a sair foi Lourençano. Depois disso vários toques aconteceram e os pilotos a cada prova iam se revezando em sua posições, deixando indefinido o resultado final até a bandeirada, que foi dada em primeiro lugar para Jhonattan Rechjinsk seguido por Henrique Lambert e Vitor Teiji.
A prova mais esperada do dia foi a que reuniu os pilotos da categoria Sprinter A. Após uma semana de muita especulação onde o principal assunto foi a mudança de equipe do multi-campeão Sérgio Jimenez para a Birel Sudam, esperava-se muita disputa entre ele e Eduardo Leite, que permanece como principal piloto da equipe Kart Mini. Na tomada de tempos essa rivalidade já pode ser notada com a pole de Jimenez seguida por ínfimos 73 milésimos de diferença para a segunda posição de Leite. Mas, após um problema no parque fechado o piloto da Kart Mini foi penalizado e largou da última posição.
Durante a prova Jimenez pulou na frente e logo abriu confortável vantagem para seus adversários. Enquanto isso, Leite e Dennis Dirani, que largou da 12ª posição, vinham fazendo provas perfeitas de recuperação. Mais algumas voltas se passaram e já era possível acompanhar Dennis disputando com Leonardo Cordeiro, Pedro Nunes, Gabriel Tojal e Douglas Hiar as primeiras posições da prova. Leite teve seu motor travado e abandonou a prova. A disputa ia ficando cada vez mais acirrada e as ultrapassagens e "xis" tornaram-se o maior espetáculo da prova. Ao final, Jimenez venceu sua primeira prova pela equipe Birel com Gabriel Tojal em segundo e Dennis Dirani em terceiro.
As próximas provas do Paulista Light RBC serão disputadas também no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri - SP, no dia 11 de junho e valerão para a quinta etapa da competição em rodada dupla.
O Campeonato Paulista Light RBC de Kart é uma realização da RBC Preparações de Motores com organização do Interlagos Motor Clube, supervisão da FASP e apoio da Kart Mini, Birel, Botto Auto Gear, Artmix, Raceone e Mahogany.
Todas as informações sobre o Campeonato Paulista Light RBC 2005 poderão ser acessadas diretamente na página da RBC Preparações, através do endereço: www.rbcpreparacoes.com.br
Confira abaixo o resultado completo da quarta etapa do Campeonato:
CADETE
1 Luis Kachan, 18 voltas, 15m49s867
2 Augusto Masotti
3 Matheus Rotta
4 Jean Aguiar
5 Erik Gasparini
6 Bruno Bonifácio
7 Mauro Custódio
8 Matheus Chequer
9 Paulo Ebraim
10 Kevin Drummond
11 Guilherme Pires
MASTER A
1) Wagner Ebrahim, 25 voltas, 18m29s990
2) Pedro Sousa
3) Carlos Pereira
4) Jorge Borelli
5) Fernando Croce
6) Fernando Scotti
7) Fábio Gomide
8) Rogério Rezende
9) Pedro Cerize
10) José França
11) Alexandre Levorin
12) Antonio Canedo
13) Gamal Nsaif
14) Daniel Croce
15) Rodrigo Sein
16) Fábio Rimbano
17) Marcos Kassardjian
18) Alexandre Monteiro
MASTER B
1) Wagner Koga, 25 voltas, 18m31s601
2) Doglas Pierosan
3) Antonio Martinez
4) Caito Vianna
5) Eduardo Porto
6) Amorim Jr.
7) Celso Blanco
8) Cristiano Eloi
9) João Lafraia
10) Jaime Drummond
11) Rui Monteiro
12) Marcelo Rodrigues
13) Eduardo Molina
14) Alexandre Rodrigues
15) Luiz Barcellos
16) Massayuki Katsui
17) Gustavo Costa
18) Paulo Rodrigues
19) Marinho Santos
20) Ricardo Botto
21) Markenson Marques
JÚNIOR RBC
1) Alexandre Ruiz Filho, 21 voltas, 15m33s038
2) Henrique Martins
3) Victor Carbone
4) Giancarlo Vilarinho
5) Bruno Andrade
6) Leandro Florenzo
7) Carlos Huertas
8) Felipes Apezzato Neto
9) Fabio Gamberini
10) Rafael Cava
11) Pedro Ferreira
12) Renan Fernandes
13) Arthur Guilherme
14) Stefano Giovanolli
15) Ingrid Grasser
16) Eduardo Banzoli Filho
17) Gabriel Lafer
18) Nathan Oliveira
SPRINTER B
1) Jhonattan Rechjinsk, 25 voltas, 18m24s100
2) Henrique Lambert
3) Vitor Teiji
4) Murillo Latore
5) Felipe Ferreira
6) Bruno Zarpellon
7) Felipe Bechtold
8) Caio Lara
9) Marcelo Okazaki
10) Rodrigo Russo
11) André Rosário
12) Carlos Escarlate
13) Emil Shayed
14) Danilo Pereira
15) Nicholas Zugaido
16) Rogério Dourado Filho
17) Nilton Molina
18) Rafael Lorençano
19) Caio Mathias
SPRINTER A
1) Sérgio Jimenez, 25 voltas, 17m54s157
2) Gabriel Tojal
3) Dennis Dirani
4) Douglas Hiar
5) Leonardo Cordeiro
6) Pedro Nunes
7) João Scalabrin
8) Adriano Buzaid
9) Rodolpho Santos
10) Felipe Polehtto
11) Vinicius Quadros
12) Guilherme Camilo
13) Victor Correa Filho
14) Ricardo Favoretto
15) Devand Andrade
16) Rodrigo Srour
17) Eduardo Leite
18) Tales Dias
19) Raphael Martins