Depois de um mês dedicado à adaptação aos carros de fórmula
em testes privados e coletivos, o pernambucano Rafael Câmara encarou pela
primeira vez, na última sexta-feira, a realidade de uma etapa da Fórmula 4
Italiana, um dos principais eventos do planeta na transição do kart para o
automobilismo. O piloto da Oak Racing Team (ORT) assumiu um dos carros da
equipe CRAM para os treinos que antecederam a 3ª etapa do campeonato, em
Vallelunga.
Melhor kartista da categoria OK no mundo neste primeiro
semestre, o piloto de 16 anos completou 89 voltas durante o dia, para um total
de 364 km. Ele terminou a sessão da manhã a 0.620 do líder. À tarde, passou
mais da metade do treino entre os cinco primeiros. Nas voltas finais, quando os
adversários mais experientes passaram pneus novos, Rafael acabou empurrado para
fora do top10, fechando a sessão a 0.475 do tempo do líder.
A performance chamou atenção dos engenheiros da equipe CRAM,
uma vez que o piloto ORT era, de longe, quem tinha menos experiência em carros
de fórmula na pista romana.
Rafael Câmara superou, por exemplo, o colombiano Sebastian
Montoya, que está em seu segundo ano competindo com a equipe Prema em inúmeros
campeonatos de F4 e já foi afiliado ao programa de desenvolvimento de talentos
da Ferrari.
O último dia de teste em Vallelunga foi acompanhado na pista
por Dudu Massa, agente do piloto pernambucano. O experiente empresário esteve
presente na primeira vez que o piloto guiou um carro de fórmula e destacou o
ritmo constante do piloto, sua evolução durante o mês e a compreensão cada vez
maior que mostrou ter do carro.
Ele observou também aspectos que naturalmente serão
trabalhados ao longo do processo de transição do kart para os fórmula, como a
experiência para tirar o máximo da “volta do pneu” com o carro equipado com
pneus zero e o aspecto físico, uma vez que o kart é bem menos exigente em
termos de movimentação de volante e força G sobre o corpo do piloto.
A programação de testes de fórmula em detrimento de corridas
de kart da WSK neste mês foi uma estratégia do agente de Rafa Câmara para o
piloto experimentar a realidade competitiva de um evento de primeira linha da
F4. Pesou também o fato de o piloto já ter dominado neste ano os campeonatos da
WSK que são disputados com pneus LeCont, enquanto seu foco no segundo semestre
está no Campeonato Europeu, que corre com pneus MG e também é liderado pelo
representante da ORT.
É justamente pelo Europeu o próximo compromisso do
vice-campeão mundial de kart em 2019. Ele corre a terceira das quatro etapas do
campeonato na pista italiana de Sarno, entre 8 e 11 de julho.
“Foi mais um dia intenso, de muito aprendizado aqui em
Vallelunga. Tivemos um desempenho positivo e estou cada vez mais familiarizado
com o carro. A cada ida para pista me senti mais confortável e consegui
entender melhor também as instruções dos engenheiros, o que é muito importante
pois o carro aceita muito mais variedade de ajustes que o kart e o piloto
precisa ser preciso nos reportes para os engenheiros. Fico contente em conhecer
o cenário competitivo da F4 Italiana e isso só me dá mais motivação ainda para
trabalhar atrás do meu sonho de ser profissional no esporte a motor”, disse
Rafael Câmara.
“O Rafa mostrou muita maturidade e evolução neste período
intensivo de testes de fórmula que programamos para junho. Ele é muito
competitivo e encerrou o dia aqui querendo ainda mais, o que é uma atitude
positiva. Mas temos que lembrar que ele tem seis dias correndo de carro, contra
pelo menos um ano e meio do adversário aqui com menos quilometragem. O trabalho
de transição do kart para os carros é complexo e fico contente com tudo que ele
pôde experimentar durante o mês de junho, mostrando uma evolução surpreendente.
Certamente terá muitas informações novas para processar e vai chegar mais
adaptado quando for começar a competir de carro. Agora voltamos o foco para o
kart, pois temos ainda duas etapas do Europeu e o Campeonato Mundial no Brasil
no fim do ano”, declarou Dudu Massa.