publicidade
06/02/2022 11:49

Rafael Câmara voltou a vencer na Fórmula 4 após duelo emocionante na volta final

Autor: Luís Ferrari


Foto: Prema Racing

Rafael Câmara e Dudu Massa


Após vencer pela primeira vez na carreira uma corrida de monoposto no sábado, Rafael Câmara repetiu a dose em grande estilo neste domingo em Dubai. O pernambucano da Ferrari Driver Academy converteu pole em vitória na terceira das quatro provas válidas pelo campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos no fim de semana, prevalecendo em uma formidável batalha pela liderança na volta final da corrida contra um de seus companheiros na equipe Prema.

Com duas etapas concluídas, o brasileiro de 16 anos de idade pontuou em sete de suas oito corridas, acumulando três pódios, duas vitórias e uma pole-position.

O campeonato de F4 dos Emirados Árabes reúne os principais pilotos e equipes, uma vez que é o primeiro evento oficial competindo com os novos carros da categoria. O grid em Dubai contou com nada menos que 31 pilotos neste fim de semana.

As três corridas de domingo foram bastante movimentadas e todas tiveram intervenções do safety-car, duas delas demandando o uso de bandeiras vermelhas.

Pela manhã, Rafa largou em segundo e tracionou melhor que o pole. Mas sem a linha ideal para a curva 1, acabou espremido para cima da zebra e ultrapassado. Após uma rápida intervenção do carro de segurança, o carro #88 relargou na quarta volta com muita ação para recuperar a vice-liderança. Mas novamente a disputa favoreceu quem vinha atrás, e Rafa caiu para quarto pouco antes de outro acionamento do safety-car. A relargada veio na volta 8, mas houve pouco tempo para disputa. Novo incidente obrigou a direção de prova a neutralizar o ritmo do pelotão e acionar a bandeira vermelha para encerrar a prova. Rafa ainda subiu no pódio e levou mais um troféu, como o melhor rookie da corrida.

Na segunda corrida do dia, o brasileiro fez valer a vantagem de largar na pole graças ao melhor tempo do fim de semana em Dubai. Ele saltou na frente e liderava com segurança quando houve o primeiro safety-car no fim da volta 1. Na quarta passagem a corrida relargou, e Rafa foi muito hábil para se livrar dos oponentes. Favorecido pela disputa pelo segundo posto envolvendo três oponentes, ele conseguiu abrir vantagem superior a 2.3s na abertura da volta 6. Mas tinha companheiros de equipe muito rápidos logo atrás e um deles, o britânico Aiden Neate, veio baixando a margem volta após volta. No décimo giro, o brasileiro levantou o pé ao avistar bandeira amarela em um posto de sinalização na expectativa de um safety-car que não veio e o oponente passou.

Então foi a vez de Rafa colocar pressão. Eles abriram a volta final colados, e o piloto da Ferrari Driver Academy mergulhou decidido na freada da curva 1. Os carros chegaram a tocar rodas, mas a manobra funcionou e ambos seguiram na corrida. O inglês tentou outras duas vezes retomar a ponta -ambas sem êxito. E Rafa foi o primeiro a ver a quadriculada.

A terceira prova do dia teve inversão do grid conforme o resultado da bateria anterior. Assim, Rafa largou em 12º. A largada foi caótica, com três carros da Prema lutando para escalar o pelotão. O #88 soube administrar bem o espaço no início, evitando enroscos e inclusive dando espaço para concorrentes que haviam saído da pista à sua frente retornarem. Em questão de duas voltas ele aparecia em oitavo. Mas novamente houve um incidente no pelotão intermediário, determinando o uso da bandeira vermelha. Com o pelotão reordenado conforme a ordem da volta 2, Rafael relargou em décimo. Ele era o mais rápido na pista, então veio recuperando uma posição por volta até atingir o pelotão dos líderes em oitavo. Na volta final, ainda conseguiu uma boa manobra por fora sobre seu companheiro Charlie Wurz, para terminar em sétimo.

A penúltima etapa do campeonato acontece no próximo fim de semana, novamente na versão longa do Autódromo de Dubai.

“Foi um fim de semana muito produtivo, com a pole, duas vitórias e grandes disputas por posição. Aprendemos bastante e com certeza voltaremos mais fortes na próxima semana. Agradeço a equipe Prema pelo trabalho exemplar e também a todo suporte que a Ferrari Driver Academy me oferece. São elementos que realmente fazem a diferença. Nossa evolução em uma semana fala por si e vamos seguir melhorando. A temporada está no início e é importante manter o foco e os pés no chão, pois temos ainda muitas competições pela frente. Cada detalhe importa e pode ser decisivo, como percebi ao tirar o pé fora de hora no fim da corrida 2, o que quase me custou a vitória. Felizmente consegui recuperar a posição e aprendi mais uma lição que será importante em minha carreira”, disse Rafael Câmara.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!