O campeonato da Fórmula 3 Japonesa vai se encaminhando para sua fase final. No próximo final de semana (3 a 5), a categoria terá sua antepenúltima rodada, ou a 11ª e 12ª etapas do ano, no circuito de Okayama, que na década de 90 recebeu o GP do Pacífico da Fórmula 1. E esta será a estreia do brasileiro Rafael Suzuki, terceiro colocado na temporada, nessa pista que é uma das mais importantes do automobilismo japonês.
Restando seis provas para o encerramento do campeonato, Rafael Suzuki destaca que é hora de brigar pelas vitórias em sua primeira temporada no Japão. O piloto brasileiro vem de uma representativa evolução no campeonato e já é cotado entre os favoritos da categoria.
"A meta agora é vencer. Não há outro objetivo além desse. Mas antes disso eu preciso focar para fazer uma boa classificação, porque largar na primeira fila é um passo muito importante", comenta Suzuki. "Esta será minha estreia em Okayama, que é uma pista com variações de curvas de alta e baixa velocidade, e um asfalto abrasivo que deve ser o maior desafio para o acerto do carro no calor", aponta o piloto da equipe Tom’s.
Construída em 1992 por uma iniciativa privada, a pista de Okayama - também conhecida como TI Circuit Aida - tem 3.703 metros de extensão. Nas temporadas de 1994 e 1995 foi palco do GP do Pacífico de Fórmula 1 e colocou o Japão na lista dos países que recebiam duas vezes por ano a principal categoria do automobilismo mundial. Além das principais competições do Japão, a pista também sediou, nas temporadas 2008 e 2009, a etapa asiática do WTCC, o campeonato mundial de carros turismo - sendo vencida, inclusive, pelo brasileiro Augusto Farfus na segunda prova do ano passado.
"Espero que eu consiga uma adaptação rápida à pista", ressalta Rafael Suzuki. "Vou usar os treinos de sexta-feira exclusivamente para me preparar para a tomada de tempos. E saindo em uma boa posição no grid, partir para a vitória no sábado e no domingo", completa o brasileiro.
Os treinos para a 11ª e 12ª etapas da Fórmula 3 Japonesa começam ainda na madrugada desta quinta-feira no horário brasileiro. As corridas serão disputadas no sábado e no domingo.
Classificação do campeonato após 10 etapas
1 Yuji Kunimoto, 118 pontos
2 Yuhi Sekiguchi, 54
3 Rafael Suzuki, 41
4 Alexandre Imperatori, 36
5 Koki Saga, 32
6 Hideki Yamauchi, 10