publicidade
25/05/2010 15:42

Rafael Suzuki faz balanço positivo da etapa de Moteji na F3 Japonesa

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Um quinto e um quarto lugares em duas provas que tiveram sensação de alívio para o paulista Rafael Suzuki. Piloto da equipe Tom’s na Fórmula 3 Japonesa, o brasileiro era dúvida para a etapa realizada no circuito de Motegi até poucas horas antes do primeiro treino livre, na sexta-feira (21). Isso porque no início da semana passada Rafael sofreu um acidente de bicicleta e teve uma fissura no osso acima do supercílio direito. Sua confirmação na etapa do final de semana só aconteceu após uma avaliação médica e com o apoio de um capacete especial, fornecido pela fabricante Arai.

"No final da sexta-feira recebi um capacete especial da Arai, adaptado para ser menos volumoso na região dos olhos", comentou Rafael. "Diminuiu o desconforto na área da fratura e eu pude disputar as provas sem maiores problemas", completou. Foram duas corridas válidas respectivamente pelas 3ª e 4ª etapas do campeonato. Largando em quinto na primeira delas, Rafael manteve a posição durante as 14 voltas. Ainda se aproximou do quarto colocado na parte final, mas não chegou a ultrapassá-lo.

"É difícil ultrapassar em Motegi. A pista é relativamente estreita e não tem uma reta longa o suficiente para usar o vácuo. Meu carro teve um ritmo bom durante toda a prova, mas preferi não arriscar uma ultrapassagem nas últimas voltas para garantir os pontos do quinto lugar", avaliou.

Na segunda corrida do final de semana, realizada no domingo, Rafael partiu da terceira posição no grid de largada. Acabou perdendo uma posição na segunda volta ao tentar se aproximar do segundo colocado e terminou a corrida com o quarto posto. "Tentei ser mais agressivo logo no começo para ganhar uma posição, mas acabei acelerando antes do ponto ideal na entrada da reta e tive que tirar o pé do acelerador para não rodar. Isso me custou a terceira posição", explicou.

Após seu segundo final de semana de corridas no automobilismo japonês, o brasileiro já visa o trabalho para a próxima etapa - nos dias 12 e 13 de junho no circuito de Fuji. "O que detectamos em Motegi é que nosso carro tem um bom ritmo na parte final da corrida, com mais aderência depois da 10ª volta, tanto que minhas melhores voltas aconteceram na 11ª e na 16ª voltas. Precisamos trabalhar para melhorar o ritmo no começo da corrida e na classificação. Consigo fazer várias voltas iguais, mas não consigo tirar duas voltas rápidas para buscar um tempo na classificação", apontou Suzuki.

O líder do campeonato é o japonês Yuji Kunimoto, vencedor das duas provas em Motegi no final de semana.

Confira quem a classificação do campeonato:
1 Yuji Kunimoto, 47 pontos
2 Koki Saga, 20
3 Alexandre Imperatori, 18
4 Yuhi Sekiguchi, 17
5 Rafael Suzuki, 13
6 Hiroki Yoshida, 5

  • Não há comentários cadastrados até o momento!