O brasileiro Rafael Suzuki inicia sua segunda temporada na Formula 3 Japonesa neste fim de semana. A primeira rodada dupla será realizada entre os dias 13 e 15 de abril, no tradicional autódromo de Suzuka. Em 2010, quando disputou o campeonato, terminando na terceira colocação, a estreia do piloto também foi neste circuito, subindo no pódio.
"Andei muito pouco em Suzuka. Não participei dos treinos da pré-temporada em 2010 e, nos treinos livres de sexta-feira, choveu muito, então, só pude conhecer melhor a pista na tomada de tempos. Apesar disso, conquistei um terceiro lugar na segunda corrida", explicou Rafael. "É uma pista especial. Grande parte das curvas é de alta velocidade, por isso, é desafiadora", completou, sobre o traçado de 5807 metros que também recebe a Fórmula 1.
Como fechou sua participação na categoria apenas na semana passada, Suzuki não pôde participar do treino de pré-temporada, que aconteceu no dia 29 de março, em Suzuka. Mas, nesta semana, realizou um shakedown no autódromo de Okayama, que recebe a sexta etapa do calendário e onde Rafael venceu duas corridas em 2010. A pista fica próxima da sede da equipe Mad Croc Toda Racing.
As atividades de pista em Suzuka começam na sexta-feira, com duas sessões de uma hora e meia de treinos livres, uma pela manhã e outra no período na tarde. No sábado, acontecem a tomada de tempos para as duas corridas e a primeira prova do final de semana. No domingo é realizada a segunda corrida.