O Campeonato Japonês de Fórmula 3 teve no último final de semana, entre os dias 6 e 8, a sua quinta rodada dupla da temporada - valendo a 9ª e a 10ª etapas do campeonato no circuito de Motegi. Duas corridas que, além de terem sido praticamente definidas no treino classificatório, mantiveram o brasileiro Rafael Suzuki na terceira colocação do campeonato - e na briga pela vice-liderança.
Em um traçado estreito, as ultrapassagens foram raras durante as duas corridas. Aconteceram, basicamente, quando algum piloto cometia um deslize. E prejudicaram quem, apesar de ter um bom rendimento durante a prova, não tinha se classificado bem no grid de largada.
Rafael Suzuki foi um dos pilotos cujo carro tinha desempenho melhor durante a prova. Partindo da segunda fila do grid nas duas provas, o brasileiro terminou o final de semana com um sexto e um quarto lugares.
"Basicamente Motegi é classificação", resumiu Suzuki. "Meu carro tinha um ritmo muito bom com pneus usados, mas não foi tão competitivo com pneus novos na tomada de tempos. Também não consegui ganhar posições na largada e isso dificultou as corridas, que foram chatas como são as provas de Fórmula 3 nessas características", comentou o brasileiro.
Na primeira prova, com uma pilotagem mais agressiva para tentar ganhar posições, Suzuki acabou perdendo terreno e terminou em sexto lugar. Já na segunda prova, mesmo com um desgaste excessivo dos pneus traseiros - e sem conseguir um ritmo bom do carro - Rafael se manteve na quarta posição.
"No final os resultados não foram exatamente o que nós esperávamos depois da evolução que conseguimos nas rodadas anteriores. Agora é importante esquecer esse final de semana sem pódio e pensar na próxima corrida. Será em uma pista com características bem diferentes dessa de Motegi, então temos de continuar o trabalho para brigar pelo vice-campeonato", avaliou o piloto da equipe Tom’s.
Com as duas vitórias do final de semana, o japonês Yuji Kunimoto abriu ainda mais vantagem na liderança da competição. Agora ele soma 118 pontos contra 54 do vice-líder, Yuhi Sekiguchi. Rafael Suzuki aparece logo em seguida na tabela de pontos, com 41.