A chuva se fez presente durante todo o domingo (23) na cidade de Sendai, onde foi disputada a sexta etapa da Formula 3 Japonesa, e foi um desafio a mais para os pilotos no circuito de Sugo. Apesar disso, o brasileiro Rafael Suzuki conseguiu mais um bom resultado na única rodada tripla do ano.
Em grid definido pelo resultado da corrida do dia anterior, Suzuki começou a terceira prova no quarto lugar. O piloto da equipe Toda Racing novamente fez boa largada, ganhando uma posição, ultrapassando o inglês Richard Bradley, segundo colocado no grid. O paulista acompanhou o ritmo dos ponteiros por várias voltas, mas a chuva mais forte veio na 10ª volta e dificultou a visibilidade dos pilotos. Rafael escolheu por uma pilotagem menos agressiva diante da pista traiçoeira para garantir mais um top 3 na atual temporada.
O brasileiro é o único do grid a já ter subido ao pódio sem competir com os modelos 2012 do chassi Dallara (F312). Suzuki conquistou o 3º lugar em quatro oportunidades, nas duas corridas em Fuji, em uma prova em Okayama e neste domingo em Sugo. Apesar de ainda não ter largado entre os três primeiros neste ano, piloto e equipe consideram os resultados ótimos diante das circunstâncias.
Antes disso, na primeira corrida do dia - a segunda da rodada -, Rafael completou a prova em nono. O brasileiro, que havia largado em oitavo, vinha em sétimo até perder rendimento na metade da prova. O título da temporada foi definido nesta prova, e ficou com o japonês Ryo Hirakawa, da equipe RSS.
O próximo desafio de Suzuki - a última etapa do campeonato - está marcada para os dias 12 a 14 de outubro, no autódromo de Fuji, junto com o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC).
3º lugar
"Estou feliz por mais esse pódio, a corrida foi mentalmente exigente, havia muitos pontos de aquaplanagem e qualquer erro podia custar caro. Larguei bem, forcei até a metade da prova, mas quando vi muitos acidentes e bandeiras amarelas, preferi não colocar um bom resultado em risco. A visibilidade era muito ruim devido ao ’spray’ de água dos carros da frente".
Avaliação
"Mais uma vez estivemos competitivos, para a nossa equipe estar entre os primeiros significa muito. Hoje novamente vencemos nossas limitações e extraímos o máximo do carro, e isso é gratificante."